Friday, September 30, 2011
Thursday, September 29, 2011
Coreografias/Escritas.
Escrever o meu próprio livro tem sido um processo de prazeirosa agonia (se é que a agonia pode proporcionar prazer), intermitentes momentos de profunda excitacao e pavor.
Pavor de nao ser capaz de concluir esta monumental tarefa, pavor de nao saber escrever, pavor de falar demais ou de menos, pavor de sentar-se frente ao computador e nao gostar do que me sai da alma. Pavor.
Li ontem a noite, num período de insónia construtiva, que a persistencia se tornaria o maior trunfo de alguém que embarca nesta viagem de escrever um livro. Concordo.
Se o primeiro impulso de quem tem algo a contar, fermentado, bem grávido de vida, pronto a dar-se a luz é o passo inicial desta empresa, a persistencia comeca a vir ao de cima como a qualidade que mantém o barco na sua rota, sem perder o rumo e sem se afundar.
Já havia feito a comparacao entre a escrita de um livro, assustadoramente definitiva, e o processo da coreografia de danca. Mais que nunca, confirmo este paralelismo.
Também na criacao de uma coreografia se comeca por um impulso de entusiasmo pela música e pelo tanto que dela se pode extraír através do movimento ainda nao inventado. Mas depois vem a persistencia de continuar, insistir, machucar o nosso ego ao ponto de ele adormecer e deixar que o trabalho de Deus tenha lugar e espaco para acontecer.
A mesma persistencia da escrita, quando já embalada e depois do fogo inicial extinto, se come quando coreografamos uma peca de danca. Persistir quando nos falta a inspiracao e achamos que fazemos tudo mal e que temos talento para ir distribuir panfletos para o metropolitano, vá lá...
Persistencia para acreditarmos em nós e nas nossas capacidades quando nos faltam os movimentos/palavras mais interessantes para dizermos o que queremos.
Persistencia para acreditar no AMOR, em vez de desistir face aos medos e fantasmas que nos visitam no caminho, em pleno mar aberto...
Tuesday, September 27, 2011
Monday, September 26, 2011
e o corpo humano é capaz. Eu sinto-me atraída pelo MOVIMENTO que busca a verdade da experiencia humana, o riso e o choro viscerais, o coracao e a Alma que a todos nos une.
MULHERES & DEUSAS: A CORAGEM DE VIVER...
MULHERES & DEUSAS: cuidado com o que se come...
Sigam o interessante link do fascinante blogue da Rosa Leonor Pedro:
MULHERES & DEUSAS: cuidado com o que se come...
Saturday, September 24, 2011
Friday, September 23, 2011
CARMEN BIZET - ALESSANDRA FERRI -LAURENT HILAIRE
Fantástica Alessandra Ferri numa peca da danca que subverte lógicas já mortas.
Adorar este vídeo é pouco...
Semizorova and Ulanova rehearsing Swan Lake
Galina Ulanova, circa 1981, ensaiando "O Lago dos Cisnes" com Nina Semizorova, entao estrela em ascencao do Bolschoi.
A generosidade, o detalhe, a delicadeza com que a bailarina experiente passa o testemunho de uma grande tradicao de danca a uma nova geracao toca-me no mais fundo do meu coracao de bailarina nata.
Sem palavras. É com esta entrega e verdade que todos os PROFESSORES deveriam ensinar.
Thursday, September 22, 2011
Wednesday, September 21, 2011
Tuesday, September 20, 2011
Saturday, September 17, 2011
"...porque tu sabes, que é de poesia minha vida secreta!" Renata lobo: ANOTAR NA AGENDA MENTAL
"...porque tu sabes, que é de poesia minha vida secreta!" Renata lobo: ANOTAR NA AGENDA MENTAL:
"...porque tu sabes, que é de poesia minha vida secreta!" Renata lobo: “A experiência amorosa exige sacrifício. Não se am...
Lindo, LINDO texto! Mais uma vez, rendo-me a esta linda cabecinha da Renata que parece ler-me os pensamentos e aqui espraiar, sem reservas, tudo o que me vai por dentro.
Sigam este caminho:
"...porque tu sabes, que é de poesia minha vida secreta!" Renata lobo: “A experiência amorosa exige sacrifício. Não se am...: “A experiência amorosa exige sacrifício. Não se ama para ser recompensado. O amor é sua própria recompensa. Não resisto em citar Drummond ...
"...porque tu sabes, que é de poesia minha vida secreta!" Renata lobo: Inclassificáveis!!
"...porque tu sabes, que é de poesia minha vida secreta!" Renata lobo: Inclassificáveis!!: "Sorrir com os olhos, falar pelos cotovelos, meter os pés pelas mãos. Em mim, a anatomia não faz o menor sentido. Sou do tipo que lê um toq...