Monday, October 29, 2012

Lua cheia: lua grávida de Amor*.


  1. "LUA CHEIA EM TOURO
    (ou… a lua, na sua passagem por Touro, fará hoje a oposição exacta ao Sol que está em Escorpião)

    A sensualidade taurina, cheia da intensidade escorpiónica manifesta-s...
    e naturalmente numa grande diversidade de formas…

    Mas se de repente estiveres a sentir-te mais ”à flor da pele” e se isso, ao mesmo tempo, te confrontar com um material emocional que estava quieto e sossegado no fundo de um sitio escondido (esquecido?) de ti… Isso é… A lua em Touro, cheia (grávida?) do sol em Escorpião.

    Podes tentar resistir, adiando esse parto inevitável e escolhendo não considerar esses teus fragmentos mais subterrâneos…

    Ou podes aproveitar a sedução e o magnetismo da tua própria sensorialidade, e descobir que renovação de pele podes fazer para que as tuas formas se tornem mais adequados à tua identidade agora mais ampliada e mais inteira…

    Ou, em versão mais curta…
    Podias começar a parir-te em vez de continuares a partir-te."
    Via: Filomena Nunes

Levando a autêntica Dança Egípcia a Barcelona!:)

JOANA SAAHIRAH exclusive en BOF 2012!!!
Te lo vas a perder?!


Contra ventos e marés, sigo levando a autêntica Dança Egípcia pelo mundo fora: cumprindo a minha MISSÃO.:)
Juntem-se à festa!

Friday, October 26, 2012

Outono, escrita e dança: dançando com a tempestade.


É assim que me encontrarão nos próximos 15 dias:

*Gozando de um Outono lindo (que cores, meus Deuses!);

*Lutando contra inseguranças, manias da Totalidade (mania da perfeição é para meninos do coro, pá!) enquanto avanço na edição/revisão finalíssima do meu LIVRO;

* Coreografando novas peças para o meu tour europeu (Novembro e Dezembro são meses de festivais pela Europa e Natal em casa:) com direito a chuvada em Lisboa, árvore de Natal, presépio com musgo e azevias feita pelas minhas próprias mãos - depois Egipto, Israel, o MUNDO:)...

* A caminho de Barcelona (Espanha) para actuar e ensinar no BOF - já no primeiro fim-de-semana de Novembro.

*Enquanto isso, vou atrás da chuva e da tempestade- dizem que limpam o Ar (todos os ares).

* Desejando um Outono muito FELIZ para todos os leitores dos meus blogues:
www.joanamagica.blogspot.com
&
www.joanabellydance.blogspot.com



Televisão portuguesa: o colosso.


  1. Ui,ui: cuidado! 
    A televisão portuguesa está do melhor. Embora tenham sido pescadas de fugida, à hora da refeição, aqui vão as duas pérolas de inestimável genialidade por mim apanhadas em dois telejornais da nossa RTP:

    1. Senhora de etnia cigana com bigode à la Frida Kahlo (um abraço aos meus patrícios ciganos, bem como à minha mãe biológica que por aí anda a caravanar - mundos fora) comentando um tiroteio: "Ah, pois...porque eles (os presumíveis assassinos) não vão à igreja. Se fossem, nada disto acontecia."
    2. Senhor desdentado comentando os efeitos nocivos do tabaco: "É que diz que faz um mal danado às INGINAS (não, não são Anginas; são Inginas, sim senhores)."
    Portugal no seu melhor!

Thursday, October 25, 2012

Workshops no Porto, dia 11 de Novembro!


Depois de Barcelona, Portugal (Porto)!
Juntem-se à Festa de Dança e Magia.:)

Para mais informações, basta seguir o link:

Joana S. do Cairo em Barcelona: BOF

Para mais informaçõe sobre o evento, sigam o LINK:




O que estou a preparar para Barcelona:


É sempre uma benção única, essa possibilidade mágica de partilhar os conhecimentos e experiência acumulada em oito anos de Vida, espectáculos, eventos e aprendizagens constantes no Egipto (e, mais recentemente, pelo mundo fora).

Cada festival é um caso à parte; cada público é especial e a sua energia irrepetível; cada actuação em palco é uma prece que só acontece naquele preciso MOMENTO; cada aluno é uma janela que posso abrir; cada viagem de trabalho me traz surpresas, aprendizagem e bençãos múltiplas.
AMO aquilo que faço. Por isso mesmo, nunca me contento com menos do que o meu MELHOR: dar o meu melhor, sempre.:) Eis a meta diária. 
Na mala levarei coreografias (Om Kolthoum e "Set il Hosn"-entrada em palco BOMBÁSTICA), paixão e VONTADE de dar todo o meu coração em cada respiração e passo de dança.
Vemo-nos em Barcelona (primeiro fim-de-semana de Novembro!).


(Quando a única palavra é:): SIM. :)))











Porque há imagens que falam 
mais que mil palavras.*

Wednesday, October 24, 2012

Do regresso às Trevas (e do regresso ao Amor).

"(Os irmãos" quiseram proibir as festas onde se dança. As festas dançantes são proibidas pela Charia, pela lei divina...Porque, meus irmãos, o canto é proibido. A cultura? Qual cultura, ó assembleia de muçulmanos? Será cultura a dança, a percussão, o deboche, a depravação e a dissolução dos costumes? Todos os sábios declaram que o canto é probido pela lei divina. É ilícito. Todos vós sabeis o que o canto provoca no coração do indivíduo! Todos vós sabeis que o canto conduz a comunidade à depravação!... Vamos todos tornar-nos missionários, apóstolos, para ajudarmos a pessoas a saírem das trevas, do deboche, reconduzindo-as para Alá. Encherão as mesquitas e não os teatros."

Prédica reproduzida por Latifa Ben Mansur em "Frères musulmans, Frères féroces", Ramsay.

~  ~  ~  

"A voz do amor clamando: onde está o prisioneiro?

Continua a obstinar-se e cada vez mais!
Ah! o meu coração resistirá, se persistir em amar:
Sustém o teu sopro, ó morte, porque o amor é a minha garantia."

Poema dos primeiros tempos da Arábia
Majnune, "L´amour poème", Sindbad, Actes Sud.

Irresistível:







  1. Não consigo não partilhar esta preciosidade.
     Semiramis: tu estás Lá!:)

    Que melhor maneira de celebrar o Halloween do que relembrar a coreografia do Thriller e dançá-la até à exaustão?! AMO.:)

    LOCAL: HORUS ESTÚDIO DE DANÇA (Brasil)

"Potpourri" de coisas (maravilhosas e irritantes):

Ainda agora amanheci em chuva e já são tantas as inspirações para o DIA de HOJE.
Aqui fica um "potpourri" de um pouco do que me irrita e do tanto que me encanta.

*Irritação (via Yolanda Soares): imagens de "bellydancers" em fimes do "James Bond".
 Isto deprime-me mais do que me faz rir. Era esganar os energúmenos da produção destes filmes que não souberam ir buscar bailarinas profissionais e se contentaram com os umbigos histéricos e deslavados. Estas coisas "exaustam-me" a alma, pá!
Sigam o link e chorem baba e ranho, se fazem favor:
http://www.youtube.com/watch?v=Rz9jPVcCQBA&feature=share

* Pitada de pimenta preta assanhada: Mata Hari e o mundo do exótico (?!) Oriente que a ela sempre vem associado. Conhecendo eu o Oriente - pelo menos, o Médio Oriente - de forma "intimista" (digamos, para não melindrar demasiado os meus queridos detractores:) tenho a dizer que nada tem de exótico - pelo menos para mim. Interessante: sim. Chocante: sem dúvida. Fascinante: sempre. Mas de exótico não tem nada, desculpem lá a franqueza.


* Lugar  amado e entranhado no meu ADN: Templo de Hatchepsut, no Luxor (Egipto).
Todo o Alto Egipto AINDA* é Egipto mas este ponto, em particular, é ESPECIAL para mim. Sempre que fui ao templo de Hatchepsut (de férias e em trabalho) me senti em casa; só me apetecia dormir por entre aquelas colunas e por ali ficar, até que o sol me despertasse consoante a sua vontade. Uma das minhas casas Eternas.

* Pastel de nata - bem português, bem guloso, quentinho e com canela - com aroma à minha cidade natal - Lisboa - e textura de saudade crónica:


* Rudolf Nureyev e sua mítica parceira de dança, Margot Fonteyn.
 Ah, o Amor pela Dança consegue ser Maior do que o Amor em si mesmo.


*"Não há lugar para onde correr: as mudanças, quando precisam acontecer, sabem como nos encontrar." (Ana Jácomo)

***

Tuesday, October 23, 2012

Provocações (on the go...):












  1. TISANA DA MULHER.

    A mulher tem sido sobretudo o que o homem quis que ela fosse. De vénus hotentote a manequim de passarelle, ela existiu para se dar. E ela deu-se: submeteu-se trabalhou sorriu cantou dançou. Tudo para agradar. Embalou os filhos vivos. Chorou os mortos. E ele disse sempre: sois belle et tais-toi! Ela pintou o cabelo disfarçou as rugas fez regime. E calou-se.

    Tisana nº 409 - ana atherly

    Via: Rosa Leonor Pedro

Sunday, October 21, 2012

Telegramas do coração*:

Quase a caminho de Barcelona - workshops e espectáculo - no primeiro fim-de-semana de Novembro.
Período de coreografia, ensaio, exploração, tentativa-falha-tentativa-SUCESSO naquilo que desejo levar aos meus públicos e alunos de todo o mundo. Com o SUCESSO crescem as expectativas (dos outros sobre nós e de nós sobre nós mesmos ) e a responsabilidade de não desapontar quem quer que seja. 
"The jig is up!" - prontíssima para os desafios- SEMPRE.

Entrada feliz no Outono - estação pela qual me estou a apaixonar, pela primeira vez - e por poder andar livre de assédio sexual pelas ruas de várias cidades da Europa (em contraste com aquilo que vivo, diariamente, no Cairo - Egipto). Pensar que levarei a minha Paixão a países como Espanha, Áustria, Rússia, Inglaterra e Irlanda e neles poderei circular como um SER HUMANO é uma das alegrias mais preciosas que alguém me poderia dar neste momento.
Ver os horizontes a dourarem-se, de dia para dia, e os tons de castanho, vermelho e verde-presépio insinuando-se de forma crescente é outro prazer que não tinha gozava há bastantes anos...


SONHAR, AGIR na direcção desses SONHOS*, cair e levantarmo-nos, jamais desistirmos - todas estas coisas se tecem da muita força de vontade guerreira e uma PAIXÃO pela Vida que não pode esfriar. Se esfriar, esfria-nos também o sangue; esfriando o sangue: morremos. 
Nada disso! VIDA:VIDA:VIDA: 
BEM-VINDA.
 Descobrir e aceitar que o Mal existe - assim como o BEM - e saber em que confiar, de que pessoas manter a distância (total ou relativa) e de que armadilhas escapar. 
Viver é Escola. Com AMOR no peito e uma ALMA protegida por gotas de orvalho puro eu sigo CAMINHO - avançando, apesar das pedras, das cobras, das adagas inesperadas que nos são espetadas por quem menos esperamos.
Assim me faço à Estrada: imbatível, amorosa, nobre, LIVRE, de braços abertos ao MELHOR que o UNIVERSO tem para me dar (simplesmente porque eu o mereço*).
Amen.:)



(***)

Wednesday, October 17, 2012

Mais uma temporada de trabalho e (algum) silêncio bloguístico.


Pois é: mais uma período de ausência "bloguística" por motivos profissionais.
 
Agenda para os próximos meses:
 
* Edição do meu LIVRO concluída (orgulhosa de mim mesma - tem sido uma maravilhosa e desafiante jornada) - permitindo que apure os têmperos, assente os sabores e os aromas...refogando, deixando cozer o bolo no forno...já só faltam uns retoques e estará pronto a servir;
*Espectáculo e workshops em Barcelona (Espanha) - já no primeiro fim-de-semana de Novembro;
* Workshops no Porto (Portugal) no dia 11 de Novembro, Domingo;
 
*Workshops de Iniciação à Dança Oriental e ao Folclore egípcio em Cascais (Portugal) nos dias 17 e 18 de Novembro;
 
*Workshops e espectáculos na Rússia, Inglaterra e Irlanda logo de seguida...Dezembro adentro.
 
Depois meter-se-á Israel e muito mais...
Grata por todas as oportunidades de espalhar a semente* da Dança Oriental genuína - por todo o MUNDO.
 
 
P.S. E o Natal aí à porta (este ano vou fazer o presépio com musgo verdadeiro - apanhado pelas minhas próprias mãos na serra que cumprimenta a casa da minha família em Portugal).:)

P.S. 2 - Enquanto isso, no Egipto:


Tuesday, October 16, 2012

O meu Manifesto -pela boca de Isadora Duncan:




“A bailarina do futuro será aquela cujo corpo e alma cresceram juntos tão harmonicamente que a linguagem natural dessa alma se converta no movimento do corpo. A bailarina não pertencerá a uma nação mas a toda a Humanidade. Não dançará como uma ninfa, como uma fada nem como uma “coquette” mas como uma Mulher na sua expressão mais alta e pura. Ela dará conta da missão do corpo da mulher e da santidade de todas as suas partes. Dançará a vida cambiante da natureza, mostrando como cada parte se transforma noutra. De todas as partes do seu corpo irradiará a inteligência, trazendo ao mundo a mensagem dos pensamentos e aspirações de milhares de mulheres. Ela dançará a liberdade da mulher.

Oh, que campo tão amplo a espera! Não sentem que está perto, que está a chegar, a bailarina do futuro! Ela ajudará o género feminino a alcançar um novo conhecimento das possibilidades de força e beleza existentes nos seus corpos, e da relação dos seus corpos com a natureza terrestre e com as crianças do futuro. Ela dançará novamente o corpo emergindo de séculos de esquecimento da civilização, emergindo não na nudez do homem primitivo mas numa nova nudez já não em guerra com a espiritualidade e a inteligência mas unindo-se a elas numa gloriosa harmonia.
Esta é a missão da bailarina do futuro. Oh? Não sentem que já está perto, não estão impacientes pela sua chegada como eu estou? Preparemo-nos para recebê-la. Eu construir-lhe-ei um templo para a esperar. (…)

Oh! Está a chegar a bailarina do futuro: o espírito livre que habitará o corpo de uma nova mulher; mais gloriosa do que qualquer outra mulher foi; mais bela do que a egípcia, a grega (…), italiana, que todas as mulheres dos séculos passados: a inteligência mais alta no corpo mais livre.”

Isadora Duncan in: “A arte da Dança e outros escritos”

Oprah Magazine e Nova* lista da GRATIDÃO.


É daqueles vícios dos quais não me livro: a revista da Oprah. Esteja onde estiver, nenhum mês falha: tenho de comprar esta revista e devorá-la como quem devora uma sobremesa de morangos e chantilly. Um "Starbucks" num mão (passo a publicidade) e a minha revista favorita na outra e fico no céu.

Com a revista deste mês vêm dois bónus: um lembrete para re-fazer a minha LISTA da GRATIDÃO e um desafio de MEDITAÇÃO lançado pelo Deepak Chopra.
Quanto ao desafio da Meditação, basta seguirem o link que se segue para se juntarem ao projecto:

Relativamente à lista de GRATIDÃO: aqui fica a mais recente (a renovar-se e ampliar-se constantemente):

*Grata pela Saúde, Força, Criatividade, Resistência, Persistência, Inspirações e todos os utensílios - poderes - que Deus me dá - diariamente;
*Grata pela presença e amor de família e amigos chegados - aqueles que constituem os pilares desta montanha em eterna construção que sou eu;
*Grata pelo sucesso crescente na minha carreira e por conseguir - SEMPRE - realizar os meus sonhos (mesmo os mais altos nos quais só eu pareço acreditar);
*Grata pelo carinho, reconhecimento e respeito dos públicos que encontro em todo o mundo;
*Grata pela paz, pela comida e bebida que abundam todos os dias;
*Grata pelos animais, pelos jardins, mar e lagos, pela Natureza que invade os meus olhos de beleza;
*Grata pela finalização o meu LIVRO - grata por ter chegado tão longe e me encontrar na fase final do fechar de um ciclo pessoal e profissional que tem sido uma AVENTURA das ARÁBIAS fora do comum;
*Grata pelas aprendizagens, pelos conhecimentos que chegam de todas as fontes, pela Sabedoria disponível no Ar;
*Grata por estar Viva, pelo Amor, pela Coragem em mim, pelo amanhã e pelo AGORA.
*Grata por ser tão FELIZ.:)


"Face Bellydance" à egípcia.

E não é que re-descobri este video-clip da minha pessoa dançando "com a cara"?! 
Dois elementos curiosos: quem gravou o clip e o colocou no Youtube achou que eu era egípcia (ver título do mesmo: "Egyptian Bellydancer"); além disso, revelou uma curiosa fixação na minha cara ao ponto de que nenhum dos meus movimentos é visível - apenas a dança Da MINHA CARA:).

Coloca-se a questão: então mas a cara pode dançar- e falar por si só?!
Então, não?! Vejam o vídeo e depois digam-me se é possível ou não.
Quem quer que tenha gravado e divulgado este vídeo tem a minha gratidão e carinho instantâneos. 
Delicioso (p.s. amo a minha orquestra egípcia- AMO!).

Sigam o link e divirtam-se:
http://www.youtube.com/watch?v=kbst8xJwDSk&feature=player_embedded

Monday, October 15, 2012

Dançar para estrangeiros.

É: uma pessoa ganha calos, confiança, experiência e conhecimentos mas também manias. Esta aventura de viver e dançar profissionalmente - acompanhada pela minha orquestra - no Egipto durante oito anos tem as suas vantages e inconvenientes.
Como estou habituada a dançar - maioritariamente - para egípcios e com orquestra torna-se um drama quando tenho de actuar para estrangeiros e com o som crú e morto que uma aparelhagem de som emite. 

As diferenças entre os públicos - estrangeiro e egípcio - também não ajudam à festa fazendo com que me sinta uma iniciante que ainda anda às apalpadelas para perceber como COMUNICAR com os meus públicos.



Uma coisa é certa: TODA a GENTE responde à honestidade. Quero dizer: dança que vem do CORAÇÃO, dança que brota da ALMA - cada movimento como palavras viscerais que nos unem ao nosso público através da nossa comum HUMANIDADE.

Mas os egípcios entendem o idioma no qual as canções do meu repertório são cantadas; eles Re-Conhecem uma Artista e sabem diferenciá-la de uma amadora que se limita a contorcer-se num exercício de vaidade; eles sabem quem são os compositores que criaram cada tema e que dificuldades esses temas encerram; eles carregam a LINGUAGEM da Dança Oriental nos genes e, por isso, torna-se impossível "enganá-los" ou dar menos do que o nosso melhor.
Os egípcios são, além do mais, um público activo que não conhece fronteiras entre palco e audiência. Eles gritam, elogiam ou ofendem, tecem comentários espontâneos que acompanham a prestação da bailarina e são quentes - emocionalmente falando - na sua reação à dança (quando esta é emocionante).

Por seu lado, os estrangeiros são públicos - por norma - mais educados, experientes, exigentes e com um nível de concentração e disfrute muito menor do que os egípcios. Isto quer dizer que tem de haver uma dosagem inteligente que combine sentimento-pausas-relaxamento-ESTAR no MOMENTO com um DINAMISMO e um factor SURPRESA que faça com que não se desinteressem de nós. 

O público estrangeiro não entende as letras das músicas que interpreto, tornando também mais difícil o contar de cada história. As suas reacções são mais "civilizadas" (notem as aspas), frias, distantes e não invasivas. Posso dançar num teatro com mil pessoas e não escutar uma única mosca (oh, o terror!)...

Sei que as orquestras ao vivo são um sonho- temor de muitas bailarinas mas, para mim, têm sido o maior prazer que a minha carreira no Egipto me tem dado. Dançar com a minha orquestra é fácil, fluido, inspirador, EMOCIONANTE, excitante e uma lista de adjectivos sem fim.
Dançar ao som de um cd é...desolador.

Seja como for, os desafios não páram de me vir parar às mãos. Nesta tournée europeia de Novembro-Dezembro terei a oportunidade de dançar para estrangeiros, com cd e com orquestra. Só fica a faltar o meu querido público egípcio mas por alguma razão ele está em falta.
Confiando em Deus e seguindo adiante. Desafios: aqui vou eu!

Wednesday, October 10, 2012

Joana Saahirah no Porto - dia 11 de Novembro (Domingo)


Workshops de Dança Oriental e Folclore Egípcio por Joana Saahirah do Cairo

No Porto, dia 11 de Novembro (Domingo)
No Arabesk – Estudio de Cultura Hindu Arabica


...


Joana Saahirah do Cairo é, actualmente, um dos nomes mais conceituados da Dança Oriental (no Egipto e no mundo).
A sua dança e método de ensino – nas áreas da dança oriental e folclórica egípcia – é o resultado de oito anos de vida e carreira no Egipto que une o melhor deste país a uma visão moderna e artística desta Arte.





* Programa:
*Workshop de Dança Oriental Moderna (“Set il Hosn”) –Das 11h às 14h
Técnica e combinações coreográficas baseadas na mais famosa música de entrada em palco – “Set il Hosn” – composta para Nagwa Fouad pelo mítico Mohamed Abdul Wahab.
Técnica de dança e palco; expressividade e interpretação de várias dinâmicas, ritmos, emoções e momentos de uma música; excertos coreográficos de “Set il Hosn” que exemplificam o mais autêntico da dança egípcia tradicional- eterna.


*Workshop de Folclore Egípcio (Saiidi moderno) - Das 15.30h às 18.30h
Técnica, postura, interpretação e contexto cultural e musical do estilo “Saiidi” (Alto Egipto), bem como combinações coreográficas de exemplificação deste estilo. Adaptação de movimentos tradicionais do “tahtib” (arte marcial-dança que deu origem ao estilo a que hoje conhecemos como “raks il assaya”) a uma interpretação moderna da música e do folclore.

NOTA: É necessário trazer BASTÃO – “assaya” – para a aula. Quem não tiver uma e desejar adquiri-la, poderá encomendá-la a Joana Saahirah (20euros cada “assaya”). 


*Horário: Das 11h às 14.00h e das 15.30h às 18.30h
*Indicado para : Alunos/bailarinos/as (amadores ou profissionais) de Nível Intermédio-Avançado.


*Local: Arabesk – Estudio de Cultura Hindu Arabica
Rua de Santa Catarina, 310 – 3 dir. – Porto
Telm. 932208249 – email- regina.dancadoventre@gmail.com


*Investimento: 1 workshop - 45 euros (até dia 30 de Outubro)
2 workshops - 60 euros ( até dia 30 de Outubro)
1 workshop - 55 euros apartir do dia 1 de Novembro
2 workshop – 70 euros apartir do dia 1 de Novembro
Nib- 0036 0030 99101731666 95


Contactos para informações adicionais:
dancemagica@gmail.com
Blogs: www.joanamagica.blogspot.com
&
www.joanabellydance.blogspot.com