Tuesday, April 15, 2014

Aula On Line "A Era Dourada" - Naima Akef



Eis mais uma aula/complemento do Curso inédito de Dança Oriental em Lisboa. Esta noite vamos mergulhar em Naima Akef, uma das minhas favoritas.

Apesar de não ter sido originalmente uma bailarina profissional (pertencia a uma família do circo e era treinada como acrobata e ginasta), Naima Akef encarna o espírito da Era Dourada da Música, Cultura e Dança Egípcia como ninguém. As suas ancas falavam por si só com a subtileza e a magia (quase perdidas) da Dança Oriental Egípcia.

Enquanto Tahya Carioca e Samia Gamal (as duas outras maiores referências desta era) pareciam dançar para a câmara - com um foco excessivo (na minha opinião) nas caras bonitas e nas poses fotogénicas -, Naima Akef DANÇAVA. Dirigida pelos directores (inclusivamente o seu marido) para se encaixar em determinados papéis e imagens mas com uma perícia, elegância e CARISMA que não encontro nas suas parceiras da época. Naima Akef era uma "entertainer" completa (acrobata, ginasta, bailarina quando tal era necessário, actriz e cantora) e o seu nome ainda é sinónimo de ARTE nos dias que correm.

Ibrahim Akef - um dos mais emblemáticos professores de Dança Egípcia (infelizmente já falecido) - foi o primeiro membro da família Akef com quem tive contacto directo. Quando o encontrei no Cairo, muito pouco tempo antes da sua morte, ele já não estava em condições físicas para ensinar mas foi por seguir o seu rastro que acabei por descobrir outras jóias sem preço (Fifi Abdou, Nagwa Fouad, Mona el Said, etc).

Depois vieram os empresários da família Akef com quem cheguei a trabalhar reticentemente e por tempo limitado (não primam pela honestidade e têm, à semelhança da esmagadora maioria dos empresários de bailarinas no Egipto, uma adição sinistra à prostituição e à ausência de escrúpulos); cheguei até a receber uma pomposa proposta de casamento de um dos membros da afamada família Akef com as costumeiras promessas de glória, estrelato e riquezas diamantinas.

A glória do nome Akef está tão esbatida e mal tratada, hoje em dia, como a esfinge e as Pirâmides de Gizé. Naima Akef continua, no entanto, no pódio dos ícones da Dança Oriental (e com razão!). Esta é para quem "as apanhar". Sugiro que vejam os filmes onde ela participou ("Tamra Henna" é o primeiro que devem ver) e que tentem SENTIR a razão pela qual ela é a minha favorita.

No comments:

Post a Comment