Thursday, August 21, 2014

Mulheres: conheçam os vossos limites!


Aqui está um dos souvenirs que trouxe de Oxford - hilariante, tristemente actual (em maior ou menor grau; subtil ou grosseiramente). Aplica-se a muito: à forma como os homens (a maioria) ainda encara as mulheres e como muitas mulheres se encaram a si mesmas e às suas (supostas) companheiras.

Os limites parecem estar em todo o lado: não sejas tão isto; não subas tanto essa montanha; não ouses, não digas, não tentes,  não te armes "em boa" ("quem pensas que és?!"); não sejas tão ambiciosa, brilhante, multifacetada, criativa, fantástica, bem sucedida, aventureira e a lista continua...Quem ousa ir, fazer, criar, falhar e ser vitoriosa ainda incomoda muita, MUITA gente (eu que o diga!).

O sucesso, a realização, a felicidade, a inteligência e talento de uma mulher ainda são ofensivos e assustadores para o comum dos mortais. A evolução dá-se lenta e penosamente (que cansaço!).

Grata à minha professora Sarah Ekdawi (o seu pai era egípcio) pelo magnífico vídeo (que aqui podem degustar) e pelo curso de Escrita Criativa. Tres semanas de estudo intensivo numa das mais belas, antigas e conceituadas universidades do mundo (em Oxford): um luxo.

Que jamais caia na armadilha velha, rota e gasta: que continue a não limitar-me sob o jugo das limitações e frustrações alheias. Se há coisa que a Dança Oriental me ensinou foi a SER EU MESMA - conhecendo-me e reinventando-me a cada passo/dia - e a afirmar a minha alma no mundo. Dança, ensino, escrita, representação, canto - veículos que amo e que exploro mediante o tempo e energia de que disponho. Olhar para trás, daqui a uns anos, e ver que fiquei aquém do meu potencial e que poderia ter ido, tentado, ousado mas não o fiz é perspectiva que abomino: não, obrigada.

 Non, rien de rien...non...je ne regrette rien...como dizia a Edith Piaf
 
Ainda zonza desta viagem (estudo,prazer,mergulhos profundos) à verdadeira WonderLand (onde vivia Lewis Carroll e a menina que o inspirou a escrever "Alice no País das Maravilhas").

No comments:

Post a Comment