Monday, March 4, 2013

Dos Segredos da Dança Egípcia e outras aventuras


"Dolce far niente" (Doing sweet nothing) by John William Godward
 
Aqui fica a minha gratidão imensa em direcção às lindas mulheres que estiveram presentes - de corpo e alma - na primeiríssima sessão do meu novo (e pioneiro) curso
"Segredos do Egipto".
Foi um passo de criança: pequenino, ainda tímido e curto mas, ainda assim, foi um PASSO e já sabem que valor atribuo a tais simples de coragem.

Ao viajar pelo mundo para actuar e ensinar apercebi-me das lacunas e desconhecimentos comuns em todo o lado. Até mesmo nos sítios onde a Dança Oriental está mais desenvolvida (como é o caso da Rússia ou da Argentina - dois países que merecem um lugar cativo no meu coração) faltam a ESSÊNCIA da Dança, a MAGIA, o "embrujo", uma série de PONTOS que nenhum professor ensina.

Os princípios-pilares da Dança Egípcia que fui assimilando, instintivamente, nos últimos anos de Vida e Carreira no Egipto são exactamente o que falta (por enquanto) no mundo da Dança Oriental e trazer esses princípios cá a baixo, à terra, e ensiná-los, despertá-los em quem dança é uma Missão Linda que a Vida me deu, dá, creio que sempre dará.

O que faz da Dança Egípcia aquilo que ela É (e que se perdeu, especialmente no Egipto)?!
Que toque de mágica torna esta dança tão hipnotizante e transbordante de corações unidos?
Que é que caracteriza o GENUÍNO "raks sharki" que emocionava gerações passadas e fazia com que esta arte fosse reconhecida como Arte?
Esta e muitas outras questões fazem parte do curso.
No Sábado passado começámos a abrir portas. Muitas outras há por abrir e eu abençoada por saber que tenho as chaves para partilhar com quem quiser APRENDER.
 

2 comments:

  1. Um bom tema introdutório do curso. Definitivamente food for thought.

    ReplyDelete
  2. :))) Espera pela segunda parte do curso, Zoraida!
    :) The best is yet to come.

    ReplyDelete