Saturday, July 18, 2009

Cairo, dia 17 de Julho, 2009


"Om Kolthoum - simply the BEST!"

Primeiro que tudo, tenho de pedir desculpa pela falta de pontuacao na escrita destes ultimos postings.Tenho escrito a partir do meu computador egipcio e o teclado nao possui os caracteres necessarios para fazer a pontuacao da lingua portuguesa. De qualquer forma, penso que nos entendemos (mesmo sem todos os acentos e sinalefas).


Quero partilhar convosco um dos meus videos preferidos da DIVA Om Kolthoum.


O meu amor e admiracao totais por esta cantora crescem de dia para dia e nasceram a partir da minha relacao com a Danca. Grande parte do incentivo em aprender o dialecto egipcio veio, para mim, da vontade imensa de compreender a fundo as letras das cancoes celebres da "Estrela do Oriente". Quanto mais conhecia deste idioma, de musica, de danca e de arte, mais apreciava Om Kolthoum ate chegar a um ponto em que me posso gabar de conhecer o seu reportorio musical melhor do que qualquer egipcio que eu conheca (inclusivamente, musicos).


Tenho tambem a sorte de possuir um excelente ouvido e uma memoria musical fantastica que me permitem escutar uma melodia ou um ritmo uma so vez e jamais os esquecer.

Om Kolthoum tem sido o pilar da minha educacao musical no Medio Oriente, curiosamente, na danca. Atraves da forma como ela cantava e INTERPRETAVA cada palavra enchendo-a de sentido e experiencia de vida, eu entendi o que era essencial na propria Danca Arabe.



O publico de ca ja me conhece pela minha preferencia por Om Kolthoum e espera, em cada show, pelo menos uma musica dela dancado por mim no palco.


Acabo de ler o livro "I loved you for your voice" ("Eu amei-te pela tua voz") do autor Selim Nassib e tudo se encaixa. O meu video predilecto e a descricao que este autor - na voz do poeta Ahmad Rami que escreveu grande parte das letras da cantora e que por ela nutriu um amor frustrado e eterno - faz de um dos seus ultimos concertos em Marrocos encontram-se e dao as maos como dois velhos amigos que se veem, apos uma longa e tortuosa, separacao.

A descricao que Selim - na voz do poeta Rami - faz dessa memoravel actuacao em Marrocos coincide com o video-clip que eu tenho. As palavras que ele escolhe para descrever esta maravilha encaixam-se na perfeicao com o conteudo do video.

Neste video, Om Kolthoum improvisa sobre uma frase e mostra-me, sempre que a revejo nesta obra prima musical, de que materia os verdadeiros artistas sao feitos.


O "tarab", esse sentimento de uniao e elevacao espiritual atraves da musica esta aqui representado da forma mais sublime. As lagrimas chegam-me aos olhos, sem aviso, sempre que revejo este video.


Cliquem em:

http://www.youtube.com/watch?v=eavlX3fkHco

No comments:

Post a Comment