Saturday, September 26, 2009



Lisboa, dia 26 de Setembro, 2009





"Fernando Pessoa - o meu autor eleito"





Aqui vão algumas pérolas de Fernando Pessoa (com quem partilho um agudo problema de múltiplas personalidades, o dia de anos -13 de Junho - e uma tendência poética e irritante para complicar a vida!:)


Pérolas, pérolas, pérolas...tentando compensar a falta de referências a literatura portuguesa no meu BLOG luso. Aqui vai (deliciem-se...):





"Eu tenho uma espécie de dever, de dever de sonhar


de sonhar sempre,


pois sendo mais do que


um espectador de mim mesmo,


Eu tenho que ter o melhor espectáculo que posso.


E assim me construo a ouro e sedas,


em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho entre


luzes brandas


e músicas invisíveis."





Excerto do livro do "Desassossego"





"Para ser grande, sê inteiro: nada





Teu exagera ou exclui.





Sê todo em cada coisa. Põe quanto és





No mínimo que fazes.





Assim em cada lago a lua toda





Brilha, porque ela alta vive."





Excerto do poema "Para Ser Grande", Ricardo Reis (um dos pseudónimos de Fernando Pessoa)









"Segue o teu destino


Rega as tuas plantas,


Ama as tuas rosas.





O resto é sombra de árvores alheias.





A realidade


sei que é mais ou menos


Do que nós queremos


Só nós somos sempre


Iguais a nós próprios.





Suave é viver só.


Grande e nobre é sempre


Viver simplesmente.


Deixa a dor nas aras


Como ex-voto aos deuses.





Vê de longe a vida.


Nunca a interrogues.


A resposta está além dos deuses.





Mas serenamente


Imita o Olimpo


No teu coração.


Os deuses são deuses


Porque não se pensam."





Poema de Ricardo Reis (outro pseudónimo de Fernando Pessoa)








Depois de palavras daquele que é, para mim, o maior poeta de todos, existirão comentários a acrescentar?!

No comments:

Post a Comment