Sunday, September 27, 2009

Lisboa, dia 28 de Setembro, 2009

"Sabedoria popular da minha progenitora - para rir e para pensar..."

A inteligência e o sentido de humor estão intimamente ligados. A capacidade de rir da amplitude trágico-cómica da vida é, simultaneamente, um sinal de inteligência e o uso de um agudo instinto de sobrevivência do qual já não prescindo ( a vida no Egipto é um teste brutal à nossa capacidade de sobrevivência e sentido de humor, ambos correlacionados).

Aqui vai uma jóia da sabedoria popular que deixo ao vosso deleite e julgamento.
Sem comentários (mas com um largo sorriso cá deste lado):

A meio do almoço de família que gozámos em Palmela (muita comida e muito riso!), o meu tio tipicamente alentejano falou entusiasticamente sobre as suas incursões no ciclismo (grandes corridas e encontros que precedem centenas de quilómetros percorridos na bicicleta) e eis que a minha progenitora (que, ainda hoje, diz que eu fui adoptada de uma família cigana tendo em conta o meu carácter selvagem) lança para a mesa a seguinte "polémica" declaração:

"O melhor do ciclismo são os almoços."
Proferido pela minha excelsa progenitora (poetisa popular do século que virá)


Mil interpretações poderão ser feitas. Deixo isso à imaginação e discernimento de cada um de vocês.
Agradecimentos à minha querida amiga e anotadora de serviço ao domicílio, Soninha!
Adoro-te, bebé!:) Obrigada por não deixares escapar mais esta pérola literária e filosófica.
Foi tão bom ter-te connosco!

No comments:

Post a Comment