Friday, December 11, 2009

Cairo, dia 11 de Dezembro, 2009

"Testes"

Ahhhhhh...tanto se fala de intercambios culturais, tolerancia e igualdade/fraternidade entre os povos. Que justo e lindo tudo isso pode ser, ate para alguem a beira de um ataque de nervos (alguem como eu!) .
Em tempos de Globalizacao e busca de harmonia entre povos do mundo inteiro, nada como "por as maos na massa" para entender o verdadeiro significado e dificuldade de ACEITAR o OUTRO como nosso irmao em deveres, direitos e igualdade como ser humano.

Digo hoje e, cada vez mais, que o verdadeiro teste a nossa tolerancia pelo Outro/Diferente passa por viver uns tempos no Egipto. Quem viver aqui por sua conta, trabalhando e convivendo 24horas por dia com egipcios durante um mes inteirinho e nao ficar louco, nem ao de leve, pode ser considerado tolerante de verdade. Uma verdadeira reencarnacao de Ghandi!

Adoro o Egipto, com todos os seus defeitos e qualidade mas esta mentalidade e comportamentos incompreensiveis para mim deixam-me a beira da loucura.
Se desse inicio ao relato de episodios absurdos e mentalmente violentos que vivi apenas no dia que agora termina nao sairia daqui ate de madrugada. A lista?! Infinita como o Universo.

Depois de 4 anos a viver rodeada de egipcios, continuo sem entender porque mentem tanto e com tanta facilidade, porque sera que ninguem assume responsabilidade pelos seus actos ou compromissos e tudo sera sempre e unicamente para amanha que nunca chega e "Inshah Allah"/Se Deus quiser, porque nunca dizem exactamente aquilo que pensam mas o que julgam ser mais agradavel ou vantajoso para eles, porque sao tao preguicosos e correm atras do dinheiro como alguem morrendo de sede no deserto, porque nunca admitem que nao sabem onde vao ou o que estao a fazer para, no fim, fazerem "tudinho" errado, porque sabem rir tao facilmente (uma das qualidades que aprecio neste povo) mas possuem tao pouca apetencia pela disciplina e sentido de perfeccionismo, porque, porque...as questoes nao possuem fim.

Observo e VIVO, acima de tudo, rodeada de egipcios e arabes. E continuo sem conseguir entende-los. Talvez a insuficiencia seja minha.
Alguem tem algumas pistas que me iluminem sobre o assunto e me salvem da demencia precoce?!

No comments:

Post a Comment