Wednesday, December 16, 2009






Cairo, dia 16 de Dezembro, 2009


"Azza Sheriff e reconhecimento surpreendente (para mim!)"



Mais um workshop com a minha querida amiga e professora Azza Sheriff.
Alem de Mahmoud Reda, Azza faz parte de um grupo muito restrito de seres humanos que considero amigos da alma. Pessoas com quem eu partilho muito mais do que o grande amor pela ARTE.
Pude escutar os suspiros de desagrado e queixas de alunas que se inscreveram para a aula esperando a contagem de 1,2,3 e marca o passo ou uma coreografia para copiar, levar para casa e mostrar aos amigos (ou, mais grave, uma coreografia para levar para uma escola e ensinar a alunos que nao suspeitam que a sua "professora" sera tudo na vida, excepto "professora de danca").
Azza Sheriff faz parte de uma grande geracao de talentos da Danca Oriental e o que sempre fez foi IMPROVISAR. Nunca coreografou ou foi coreografada. O que lhe sai, sai-lhe de improviso e sem repeticoes postumas.
O que resta aos alunos sera apenas segui-la e ter a capacidade de assimilar aquilo que ela tem de melhor: a sua expressao, o amor imenso pela musica e pelas sensacoes que esta lhe desperta, um corpo em petalas abertas de onde transpira emocao, experiencia de vida, historias de tristeza e alegrias...e muito mais.
A esta altura do campeonato - ja sei umas "coisinhas":) -posso afirmar que vale a pena estudar com muito poucos professores e que sei perfeitamente aquilo que busco num workshop destes.
Nao saio desiludida porque ja sabia para o que ia.
Azza olhou-me bem fundo nos olhos, la nesse ponto onde o mar das VERDADES sobrevive e procurou a minha apreciacao diversas vezes. Todos necessitamos de ser aceites e valorizados.
Silenciosamente, eu acenei-lhe e disse-lhe que SIM, era maravilhoso o que ela estava a fazer.
E, por isso, ela continuou com entusiasmo e amor.
TODOS precisamos de aplausos e SIM, e acenos de amigos e carinho.
SURPRESAS...
Surpreendeu-me a forma como tanta gente (alunos e artistas/professores) me reconheceram e me vieram cumprimentar pelo trabalho que tenho desenvolvido no Cairo.
Muito timidamente, agradeci mas nao pude deixar de surpreender-me. Parece que ando demasiado fechada no meu proprio mundo, nem me dou conta como sou EU PROPRIA, tao apreciada. Gracas a Deus.
Encontro com o grande percussionista egipcio Khaled Badawi que (tambem ele!) me reconheceu e fez questao de tirar uma fotografia comigo (vejam o gigante ao meu lado nesta imagem, trata-se do talentoso percussionista).
Pudemos falar de encontros, desejos de trabalhar juntos, elogios sinceros mutuos, paixoes e sonhos.
Este foi um dia para a minha ALMA. Aprendizagem, encontros maravilhosos, dois trajes novos que comprei e nao estavam nos meus planos e a confirmacao de alguns segredos de que ja havia suspeitado (e que guardarei para mim!:)

No comments:

Post a Comment