Lisboa,dia 8 de Fevereiro, 2011
Revolução egípcia
Os meus comentários - possíveis - sobre toda a Revolução a ocorrer no Egipto estão reduzidos a uma agri-doce sensação de Saudade, excitação por um horizonte mais LUMINOSO e ESPERANÇA de que estes últimos quinze dias de tumultos no Egipto se traduzam numa MUDANÇA REAL para todos os egípcios.
O assunto é emocional demais para mim.
Foram várias as vezes em que estava a ser entrevistada sobre a situação política do Egipto e me vieram lágrimas aos olhos ao visionar passagens de violência e tumulto nessas ruas do Cairo onde eu tantas vezes passei sem jamais imaginar no PODER de revolta e desespero dos que sofrem há demasiado tempo. Calados.
Mas não mais.
Desde que cheguei, recebi vários pedidos de entrevista da imprensa escrita, da rádio e televisão e ali fui de coração nas mãos frisar que esta CORAGEM dos meus compatriotas egípcios é mais que louvável e URGENTE de aflorar...
Tentei organizar uma missa multi-religiosa com a Comunidade Islâmica de Portugal mas aguardo uma resposta burocrática até hoje. A política e suas mesquinhices também chega aos homens ditos de Deus.
Quem serve a Deus, afinal...age com Deus.
(Deveria ser assim, parece-me...mas é apenas o que me parece a mim que nada sei...).
Não se amedronta e acobarda quando outros precisam de uma mão, uma ajuda, um pensamento de PAZ, um apoio seja de que forma for.
Se não fossem os egípcios, eu já teria perdido a fé na CORAGEM e DIGNIDADE do ser humano. Essa fé renascida chegou-me de onde eu menos esperava. Mais uma lição de humildade aprendida. Somando...
Também aprendi que a vida é DEVERAS imprevisível.
Um dia à noite eu saía dos meus espectáculos rindo-me às gargalhadas com os meus músicos e no outro dia de manhã já era proíbido sair à rua, existiam criminosos soltos pelo Governo Egípcio assaltando casas e o caos estava instalado.
A vida muda num segundo e a LIBERDADE não se traz inata lá do fundo dos tempos sem tempo. A LIBERDADE conquista-se neste mundo de homens e mulheres ainda tão presos aos seus egos e ilusões de poder.
Essa LIBERDADE paga-se, sim senhores.
Por vezes, com a própria vida!
Mais outra lição aprendida. Uma entre muitas que o Egipto me ofereceu.
Grata por tudo, com MAIOR FÉ em tudo e esperando regressar à minha casa no Cairo e encontrar a POSSIBILIDADE de um PRESENTE mais feliz para mim e para os meus compatriotas egípcios.
Inshah Allah............................
NOTA: Nesta imagem pode ver-se o cordão humano protector que cristãos construiram aquando da hora da reza dos seus irmãos muçulmanos.
Assim se recupera em mim a fé no Ser Humano e sua imensa Beleza.
No comments:
Post a Comment