Tuesday, November 29, 2011


Regresso de Espanha: Olé!


Para mim, nao existe outra forma de fazer seja o que for. Tudo tem de fazer-se com fé, amor, paixao, TOTALIDADE. Ou TUDO ou nada.
Se aceito estar presente num evento, estou a 10000000% e ainda procuro mais uns pontos que possam adicionar magia ao que levo as tantas e tão maravilhosas bailarinas que encontro pelo caminho.

A tourneé por Espanha foi linda e construtiva. Cansativa, mais pelas chegadas e partidas do que pelo trabalho em si e enriquecedora porque só se ensina o que precisamos de aprender e de cada local por onde passo levo tanto mas TANTO no coracao...

Barcelona, Madrid e Málaga. Sendo fiel as minhas origens familiares campestres, fica a maior parte do meu coracao em Málaga, sul de Espanha que cheira a "jamón" e a Flamenco.

Tentar descrever tudo o que vivi nestas duas últimas semanas actuando e ensinando em diferentes cidades de Espanha seria tarefa para largas horas de escrita e a minha maratona que encerra 2011 com chave de "MAIS" que Ouro ainda necessita todo o meu tempo e energia mas aqui fica um MUITO OBRIGADA pelas bencãos recebidas nestas viagens, a protecção divina que me permite executar o meu trabalho com brilho e verdade, a presenca das muitas bailarinas e alunas que comigo partilharam momentos de DANÇA que vão muito além de passos e combinações de movimentos.

Chego a Portugal com a sensacao maravilhosa de missão cumprida. Nem o cansaço que levo em mim me impediu de dançar e ensinar a DANÇAR de corpo e alma e por essa capacidade AGRADEÇO também aos Deuses em mim que nunca mas NUNCA me falham quando deles necessito.

Por outro lado, há que referir que Espanha faz parte do meu código genético e que passei parte da minha infancia entre Lisboa e La Linea, na Andaluzia, onde o meu pai trabalhava. Os aromas, sons, idioma e carácter espanhóis pulsam em mim tanto como o mar português e dessa mistura de fogo e água eu muito me orgulho.

Como sempre, foram os pequenos detalhes que mais me trouxeram e não a glória e o sucesso que outras pessoas projectam em mim. Ser reconhecida e apreciada pelo meu trabalho é fantástico e sempre bem vindo mas o VERDADEIRO sucesso nem sempre chega de aplausos, elogios, novos contratos de trabalho. Por vezes, o sucesso reside num momento em que vejo o brilho reaceso nos olhos de uma bailarina que nunca tinha "percebido" que a Dança Oriental é pura MAGIA e que essa magia reside dentro de cada um de nós.
O sucesso reside também numa noite calma de jantarada na cidade de Málaga, rodeada de gente bonita, ao som da guitarra flamenca, sob um luar demasiado belo para ser limitado por palavras.
Ou até no caminhar solitário, em Madrid, até ao local onde daria dois workshops vendo a cidade amanhecer com um "cappuccino" do "STARBUCKS" numa mão e uma paz interior tão grande que se poderia abarcar com os braços do Universo.

Sucesso, para mim, passa por VER as mudanças que opero nos públicos e alunos-bailarinos que comigo se cruzam. Esse prazer silencioso de ver a flor abrindo, depois de tantas sementes deitadas a terra dentro e fora de mim faz com que me sinta uma RAINHA. Os aplausos e o sucesso exterior que os demais identificam sabem muito bem mas nao me fazem sorrir com a mesma intensidade.

Pelas chegadas e pelas partidas, por toda a gente maravilhosa e menos maravilhosa que comigo se cruzou, com quem aprendi a ser mais HUMANA, pelo luxo que é viajar pelo mundo inteiro espalhando o AMOR que tenho pela minha ARTE, pela saúde e oportunidades que com o meu mérito pessoal e profissional conquisto, cada vez mais, pela presença óbvia de Deus nos meus desafiantes caminhos, eu AGRADEÇO dizendo apenas Olé!...e...YALLA!!! Tanto caminho a percorrer, sempre adiante e para CIMA. Sempre.

No comments:

Post a Comment