Sunday, September 15, 2013

Definam o que é a MULHER (ou o FEMININO)*

Times are changing but...not so fast.
Quando, há umas semanas atrás, lancei o desafio (a mulheres de todo o mundo) de DEFINIREM  o que é, para elas, o FEMININO o resultado foi...como direi?...interessante.
As únicas respostas recebidas encontram-se neste "post"... e restam poucos comentários porque os FACTOS valem mais que mil palavras. Os silêncios também nos podem responder. Assim o fizeram.

Será que ainda não sabemos o que significa - para cada uma de nós - SER MULHER ou o FEMININO? A resposta é, na esmagadora maioria das vezes, um redondo NÃO. Séculos de preconceitos, ignorância e injustiça face às Mulheres parece tê-las deixado à nora quando se lhes pede que se definam (ou re-defininam) - a si e à sua Essência.

Reparem que a forma como nos vemos - enquanto MULHERES - define a forma como DANÇAMOS, a questão é essencial. Na dança como na vida (ou vice-versa): tenho dito e feito.

Como gosto de DAR o EXEMPLO daquilo que defendo, aqui fica a minha curta mas sincera definição, bem como os textos que algumas Mulheres gentilmente me enviaram (o meu AGRADECIMENTO e coração* vai para ELAS):

*

"Para mim, SER MULHER é uma forma de SER e ESTAR ABERTA ao mundo; é ser útero e emoção, cérebro e alma: ESCANCARADOS sem medo, RECEPTIVOS, CONFIANTES de que a Vida cuida de mim (de nós) e que não preciso de atacar para me defender. SER MULHER é a fragilização máxima que é, no seu limite, o único poder indestrutível existente no Universo; é ser TOTAL -  MUITO corpo e MUITA alma; é ser o SIM e o NÃO mas, acima de tudo, o SILÊNCIO e a QUIETUDE que acolhe o que seja e quem seja num sábio estado fértil onde me deixo impregnar de VIDA, venha ela de que forma vier.
A CORAGEM de ter CONFIANÇA e AMOR pela Vida (sabendo que "Ela" também confia em nós e nos ama)."

Joana Saahirah*

*


"Ser mulher é ter a capacidade de ser mil em uma! E sentir que cada uma delas dança de forma diferente, mas vive da mesma maneira: inteira!"
 
Janah Ferreira
 
* 
"Ser MULHER é:

Ser feminina e masculina;
É ser anjo e ser diabo;
É ser meiga e ser agressiva;
É ser a criatura mais bela e a mais feia;
É ser divino e é ser um monstro;
É ser vítima e ser culpada;
É ser frágil e ser forte;
É ser leoa e é ser uma serpente;
É ser sonhadora e provocar pesadelos;
É ser heroína e um ser cobarde;
É ser amiga e inimiga;
É inteligente e é tão ingénua;
É corajosa e é medrosa;
É activa e é passiva;
É livre e é escrava;
É paz e guerra;
É serenidade e caos;
É de estremos onde a busca pelo equilíbrio é uma odisseia...
É...
Uma incógnita...
É hormonal; 
É lunar;
É sábia;
É intuitiva... 
É estrogênio e testosterona;
É um ser acordado e tão adormecido;
É do verbo Fazer e do verbo Sentir;
É do verbo Amar;
É do verbo Odiar;
É ser criadora e destruidora;
É gerar Vida e Morte;
É a essência deste mundo;
É a alma esquecida desta sociedade; 
É um ser simples e ao mesmo tempo um ser tão complexo;
É um enigma... talvez o mais misterioso do universo." 
Sara Naadirah
 
 
*
 
"Woman & Femininity
I never tought, felt it like something different than a human being.
Maybe I'm from the lucky ones that dont seperate genders as a total anti-racist to the core.
And also havent felt any difference in my life as being a woman, if I was a man... (beside something physical strong).
....
(dont know if this is acceptable answer but its what i feel)"
 
Maria Aya
 
*
 
 
"Nossa! Difícil  responder! Pensei , com os olhos fechados, o que faz de mim uma mulher... primeiro, acreditei ser o poder de gerar vida, depois cheguei a conclusão de que este é um dos motivos, não o principal. Óbvio que temos que ter nascido com um corpo de mulher, mas muitas nascem estéreis ou por uma razão qualquer não tem filhos, e são mulheres. Acho que ser mulher é pensar com o coração, ter um maior poder intuitivo em detrimento do racional, abarcar o universo das sombras, ter o poder de caminhar na corda-bamba, caminhar sobre o fio da navalha, se cortar e prosseguir em meio ao sangue. Em fim, MULHER é o ser mais forte do que o Homem."
 
 
*
 
Grata a TODAS as MULHERES que enviaram as suas definições (em mutação, como tudo na Vida) e a TODAS AS MULHERES da minha Vida (amigas, irmãs, mães, alunas, "you name it...") pela forma como me ESPELHAM, DESAFIAM, APOIAM, AMAM, INSPIRAM, ENSINAM e  EXPANDEM. A minha Vida seria tão mais pobre sem vocês.

 
 



No comments:

Post a Comment