Friday, July 22, 2011

Edward Scissorhands - Ice Dance / Snow Scene



Apologia da Inocencia, Idade da Inocencia, Amor ao que ainda existe de Inocencia no coracao humano.

Cá para nós que ninguém nos ouve, aqui está uma das qualidades humanas mais subestimadas -ou até pouco apreciadas, alvo de escárnio - e, certamente, uma das pérolas que mais me encantam nas raras pessoas que ainda conseguem viver neste mundo desalmado e, ainda assim, manter a sua inocencia intacta ou apenas sobrevivente.


Inocencia: Resistencia mais que inteligente a tudo o que nao dignifica a melhor parte de nós mesmos.
Caixa de tesouros que ve a CRIANCA que fomos palpitando em belezas múltiplas dentro do nosso peito, teimosa na sua resolucao de nao se deixar desencantar pelas coisas feias deste mundo e dos seus habitantes com amnésia de coracao.
Capacidade de nao perder o brilho nos olhos e sempre conseguir ver a cores bonitas entre a mais profunda escuridao.

Inteligencia do coracao mascarada de tolice mansa.
A alma, chamando por si mesma, agarrando-se a sua própria cauda nao deixando que o HUMANO se perca do melhor de si mesmo, sendo esse mesmo aquilo que o define como SER HUMANO.



No Egipto,em particular, a inocencia é vista como sinal de estupidez em estado agudo, parolice, atraso mental, perversao da natureza. Quem tiver a coragem de admitir que ainda guarda inocencia no coracao, cá por terras egípcias, é alvo de riso fácil (sempre nas suas costas pois é falta de educacao rirmo-nos de alguém na sua cara!) e esmagado como um insecto minúsculo, insignificante e irritante.

Juntamente com a honestidade e a coragem, duas qualidades suficientes para me fazer apaixonar por uma rocha se ela as tiver como suas, só a presenca da Inocencia me encanta.
Digamos que é água pura no meio de muita sede de beleza, uma lufada de ar fresco no centro do sufocante e sujo ar que respiramos, uma Luz no meio da escuridao.

Que fazer? Sou apologista da Inocencia. Gosto dela. Em mim, nos outros. Certamente, nas criancas e nos animais onde ela ainda palpita a olhos vistos.


Nao será de estranhar que adore também o filme do genial Tim Burton, "Eduardo Maos de Tesoura" e todas as suas implicacoes.
Eduardo é uma espécie de Frankenstein, um ser inacabado mas com a pureza daqueles que nunca tiveram de deparar-se e defender-se com a maldade e pequenez humanas. Confrontado com o mundo exterior e suas perversoes, a sua INOCENCIA e PUREZA de coracao é tida como um já referido atras mental e por isso ele é enganado, usado, abusado e ferido ao ponto de ter de regressar ao castelo onde nasceu nas maos de um cientista visionário.

No decorrer dessa incursao ao mundo dos "humanos" tao pouco HUMANOS, Eduardo experiencia o AMOR, a AMIZADE e a LEALDADE sem que os seus mais experientes e adulterados companheiros se apercebam da riqueza que ele representa.

Para mim, este filme personifica a INOCENCIA e toda a alta Sabedoria nela presente, a beleza e o aroma a flores frescas que ela é. Sempre. Independentemente de quantas possamos ser desiludidos, magoados, traídos, despedacados.

Eduardo Maos de Tesoura é a água pura que corre, imparável, contornando os rios mais poluídos do mundo. Em direcao ao Oceano. Desaguando sempre na Eternidade.

No comments:

Post a Comment