Tuesday, July 26, 2011



Mulheres libanesas de quem eu gosto!

O Líbano, por variadas razoes que passam pela sua posicao geográfica e política, sempre foi um caso especial no mundo árabe. A Europa dos árabes!

Do que nos chega por cá, no Cairo, e da opiniao generalizada (sempre perigosa) que construímos dos libaneses, eis alguns lugares comuns que podemos delinear:


1. Os libaneses sao os melhores em tudo o que diz respeito as artes visuais : moda, pintura, maquilhagem e artes ligadas aos cabelos, estética, meios audio-visuais.


2. Os libaneses sao, por norma, arrogantes e amantes das aparencias. Podem aparentar e autodenominar-se reis e rainhas e nao terem dinheiro suficiente para comer. As aparencias valem tudo!

3. As mulheres libanesas sao bonecas vazias de conteúdo mas cheias de operacoes plásticas até a exaustao.



Completamente fora do ambito destas - e de outras - generalizacoes ligadas ao Líbano e confirmando que existem sempre excepcoes a todas as regras, venho aqui proclamar o meu carinho e admiracao por duas antigas "amigas" e uma muito recente descoberta (grata a Rosa Leonor Pedro por me dar a descobri-la!):



Nadine Labaki, mais conhecida como directora de video-clips para estrelas árabes e directora de cinema (vejam o delicioso "CARAMEL"). Adoro-a. Simplesmente. O talento discreto, a sensibilidade e a beleza que lhe vem de dentro, a ousadia e a inteligencia.



Jocelyn Saab, directora de cinema e responsável pelo meu filme árabe preferido: "DUNYA" com Mohamed Mounir e Hanan Turk nos principais papéis.





E a recente descoberta:

Joumana Haddad, escritora e poetisa (directora de uma polémica revista libanesa publicada em árabe sob o nome de "JASAD". Para terem a ideia do quao polémica é esta revista, basta acrescentar cujo seu tema central é o CORPO!).

" Foi o que eu descobri quando, um dia, enfim, (...) eu exigi de mim própria:Porque devo eu aceitar que me tratem como algo menor? Quem, para além de mim própria, pode fixar os limites da minha literatura? Que critérios externos, estrangeiros, poderao determinar se eu sou uma overdose de liberdade? E, mesmo correndo o risco de vir a ser chamada de provocadora, impudente e insolente ( isso veio mais tarde), agora comecei a escrever sobre o desejo: orgasmos, ancas, homens, línguas, mamilos, e/ou todas as partes do corpo ou ideia ilícita devem figurar no meu texto.

Depois deste dia, o corpo e o erotismo já nao deixaram de ser a minha primeira/primordial fonte de inspiracao."
Em: "J ai tué Schéhérazade", por Joumana Haddad

No comments:

Post a Comment