Friday, July 22, 2011










Gueishas e samurais...









Pergunto-me porque será que me senti atraida pelas biografias de duas famosas gueishas japonesas no processo de escrita do meu próprio livro.






Sabendo que sofro do estado de leitura aguda compulsiva e fitando, com algum pavor, para as pilhas de livros por ler acumuladas nas prateleiras da minha casa cairota, ali mesmo decidi que nao leria nada enquanto nao terminasse a escrita do meu livro.





Esta decisao foi tomada com alguma tristeza mas com totais razoes de ser.







Primeiro que tudo, queria concentrar-me na escrita de algo MEU, nao na leitura de algo escrito por outros.







Em segundo lugar, preferia evitar sentir-me directamente influenciada por determinado livro durante o processo da minha escrita. Gostaria de ser assim, uma folha em branco com memórias de coisas belas no coracao.








Procurava o vazio para apenas aceder as minhas próprias vivencias e pontos de vista sem ser contaminada por talentos literários alheios.




Esta decisao, vejo-o agora, foi mais que acertada.







Porque será entao que senti a compulsao de ler duas biografias sobre gueishas famosas de um Japao já desaparecido?! Porque as gueishas e seus companheiros samurais? Que relacao possuem elas com a Danca Oriental e suas bailarinas?!










O meu instinto louco-freudiano diz-me que entre as gueishas japonesas e aquilo que se espera das bailarinas de Danca Oriental nao existe tanta diferenca quanto possa parecer, numa primeira instancia. E maravilho-me com o horror da comparacao e das semelhancas mas, como dizem os sábios, só a VERDADE nos liberta.











Em liberdade, sem medo das verdades...








Aqui vou eu, lancada ao Japao e suas amendoeiras em flor, mulheres fantasmas cuja funcao era entreter e seduzir os homens ricos/poderosos da regiao com seus talentos, pontes hollywoodescas e tamanhas contradicoes em mundos nos quais me movo sem jamais fazer parte deles.



Livros da minha compulsao:


1. Madame Sadayakko, The gueisha who seduced the West

Autora: Lesley Downer


2. Geisha, a Life

Autora: Mineko Iwasaki

No comments:

Post a Comment