Saturday, September 7, 2013

Mulheres egípcias (e a esperança*)


Como já devem ter reparado, o meu distanciamento das questões políticas do Egipto tem sido cada vez maior. Porquê?

Um misto de cansaço (quase dez anos a SENTIR a política egípcia na pele parece-me mais do que suportável), falta de energia e tempo para me ocupar do assunto e uma sensação de "dejá vu" que cai mal a muita gente que me lê e conhece.

Não sou vidente mas previ tudo o que se está a passar no Egipto. Quando, há dois anos atrás, o referia a amigos e desconhecidos atiravam-se a mim como leões esfomeados:
"que não, que eu exagerava, que eu era, afinal, uma estrangeira e que me escapava a verdadeira psique do povo egípcio...".
Pois sim. E quanto me escapa...
Os FACTOS estão à vista e eu calo-me,  previsivelmente triste, para não ferir susceptibilidades.

É da natureza humana iludir-se; é também da nossa natureza ter ESPERANÇA e o horizonte mental limitado àquilo que, da nossa caixinha, os olhos podem enxergar.
O Egipto é parte de mim: esteja eu onde estiver. Carrego-o nos genes do Espírito, no corpo e no sangue, na dança e na música que não se cala dentro de mim. O Egipto não é um país, para mim: SOU EU (e sei que poucos compreenderão o que quero dizer com isto mas a Verdade vale por si só). Por isso me distancio do circo político sem, no entanto, me afastar um milímetro da minha alma que lá dança, como Antigamente, pelas águas perdidas do Nilo.

Grata à Lu Ain Zaila (do meu irmão Brasil) pelo envio desta entrevista que agora partilho. Discordo e concordo com várias coisas que aqui estão escritas mas, mais importante que isso, fico feliz (e timidamente esperançosa) por saber que existem MULHERES que se levantam e ACREDITAM, mesmo no meio da escuridão. Sigam o link:

http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2013/09/bhannan-abdallab-mulheres-arabes-nao-sao-vitimas-passivas.HTML

2 comments:

  1. Não consegui ler o artigo diz que não está disponível...

    ReplyDelete
  2. :( Não faço ideia porquê...é pena. Podes lê-lo na minha Face book Fan Page:

    https://www.facebook.com/pages/Joana-Saahirah-of-Cairo-Fan-Page/183318258358726

    ReplyDelete