Thursday, August 27, 2009

Cairo, dia 28 de Agosto, 2009

"Shows do Ramadao e portugueses na audiencia!"


A estacao de espectaculos do Ramadao teve inicio ha tres dias e hoje recebi uma surpresa maravilhosa: audiencia portuguesa no "Nile Maxim"!

O costureiro portugues "Augustus" e a sua familia, amigos e outros grupos da nossa gente que ali cairam de para-quedas. Como o mundo pode ser tao pequeno... :)


Apesar do programa de Ramadao ser limitado pela estacao religiosa, foi um prazer actuar para os meus queridos conterraneos e pude, por momentos, sentir-me em Portugal.

De facto, sera sempre a alma e o sentimento que define o local onde estamos e como nos sentimos em casa ou simplesmente deslocados.



Idiossincracias desta epoca religiosa:

Varios desafios a vista nesta estacao diaria de espectaculos em pleno Ramadao!

O meu "chauffeur" (que chique!) recusa-se a levar-me ao trabalho durante o Ramadao porque coincide com a hora em que ele quebra o jejum e o dinheiro consideravel que ganha comigo nao sera competicao para o ritual de "encher o bandulho a grande e a francesa" depois de um dia de jejum. Que se lixe o dinheiro e o ganha-pao...



Continuo sem entender os egipcios.


O canalizador que veio ca a casa ver o que precisa de ser arranjado na casa de banho (poupo-vos os detalhes escatologicos do episodio) recusou-se a vir fazer o trabalhito de manha porque, e passo a citar "Costumo dormir ate tarde...(expressao super relaxada a acompanhar o proferido)"

"Entao a que horas quer vir fazer o trabalho? - Pergunto eu como se estivesse a convidar um amigo para um lanche ca em casa.

"Ah, nao sei...quando acordar. Como comemos durante a noite e depois rezo antes de me ir deitar, nunca sei a que horas me consigo levantar! " - Diz-me ele com um desplante tao grande que eu tenho de agarrar a minha boca para ela nao cair.


Por momentos, fiquei em silencio. Perplexa. Tenho na minha frente um senhor nitidamente pobre e com uma larga familia para sustentar. Existem despesas extra proprias desta estacao(comida, doces, presentes e roupas para os mais novos, "iftar" /pequeno-almoco ou quebra jejum para o qual convidar familia e amigos, etc) e dificuldades economicas constantes mas, apesar de tudo isto, este senhor preferiu marcar o trabalho de acordo com a hora em que lhe apeteca acordar, correndo o grave risco de ser mandado la para o outro lado por uma Joana - "moi" - extremamente indignada.


Continuo sem entender os egipcios...


Para espairecer, aqui estao as primeiras imagens desta nova estacao de shows..."in motion"...
Apesar das limitacoes ou talvez por causa delas, estou entusiasmadissima com esta estacao. Se a minha progenitora aqui estivesse a ouvir - ou a ler - dir-me-ia, no seu tom de sabedoria popular "Porra...ha pessoal realmente masoquista..."

Ah, as delicias da sabedoria de uma maezinha...nada que se lhe compare (beijos a minha querida Dedinhas de quem morro de saudades...ja falta pouco para estar ai!)


No comments:

Post a Comment