Monday, February 8, 2010
















Cairo, dia indeterminado no meio da minha vida, 2010







Madame Raqia Hassan no NILE MAXIM


Foi uma honra e um prazer imensos receber a senhora Raqia Hassan na fila da frente do meu espectaculo de esta noite.

Uma honra por varias razoes (entre as quais o facto de nutrir uma admiracao pelas vitorias imensas que esta senhora conseguiu em prole da divulgacao da Danca Oriental a nivel mundial).
Foi Raqia Hassan quem lancou aquelas que sao hoje conhecidas como as grandes estrelas da Danca Oriental a nivel mundial e foi ela que deu a conhecer ao mundo os maiores mestres desta Arte.
Quando ninguem ainda sonhava que um Festival Internacional de Danca Oriental pudesse ser bem sucedido, ela arriscou e trabalhou duramente - contra ventos fortes e varios oponentes e traicoes - ate ter chegado a uma consagracao global.
Depois do sucesso do seu primeiro Festival, varios lhe seguiram as pegadas por verem que a formula vendia mas o risco inicial e a ousadia de lutar contra as limitacoes que o proprio Governo egipcio lhe impos foram total e exclusivamente desta senhora chamada RAQIA HASSAN.
Por ser uma mulher de armas - ca das minhas! - e por tudo o que de positivo vejo nela, senti-me honrada e muito feliz de ter o privilegio da sua presenca jamais esquecendo o dia em que ela mesma me disse:
- Para se ser bem sucedido, tem de se amar a ARTE antes de tudo. Amar esta danca antes de si mesma (ego), antes do dinheiro que dela se quer extrair, antes de tudo.
Quando se ama a DANCA, ela retribui de todas as formas.
YOU MUST LOVE THE DANCE.
Nunca o esquecerei.


Um prazer porque se trata de alguem que percebe, de facto, de danca e sabe apreciar o talento de quem o tem. Nao esquecer que existe um elemento de partilha rara entre amantes desta Arte.

Por norma, o que se observa entre bailarinas, profissionais e amadores desta area nao passa de inveja, mal dizer nas costas uma da outra e atitudes destrutivas e egoistas.



Ter alguem que ama profundamente esta Arte - tanto quanto eu - na minha frente, feliz por partilhar aqueles momentos de sentimento comigo, representa um privilegio raro para mim.



Os meus musicos morreram de terror por saber da sua presenca.



Eu morri de alegria. Quem nao deve, nao teme e tudo o que me proponho fazer sera sempre feito com amor e totalidade. O resultado so poderia ser........


















No comments:

Post a Comment