Friday, April 29, 2011
EAST FEST Lisboa pelo profissionalismo, delicadeza e doçura com que se lançam neste projecto arriscado, visando dignificar a Dança Oriental e fazê-la EVOLUÍR.
A minha gratidão às bailarinas que também dançaram na Gala de ontem à noite e que tiveram a amabilidade de me abraçar e manifestar a sua emoção ao ver-me dançar.
O vosso carinho e reconhecimento sinceros dão-me vontade de seguir LUTANDO pelo lado BOM da vida para que também eu cresça, não só como BAILARINA mas como SER HUMANO.
Beijo grande ao Baltazar, percussionista/músico que se juntou ao evento pela nossa interessante conversa no "backstage" do espectáculo e pelo tema que me dedicou.
E, "last but not the least", um beijo enorme ao público que lá esteve a dar-me vida e palminhas que sabem tão bem...
(P.S. Podia agradecer a Deus pela saúde e talento que me dá para poder exercer a minha ARTE mas essa é uma conversa privada, entre mim e MIM!)
Thursday, April 28, 2011
Wednesday, April 27, 2011
Amanhã terá lugar em Lisboa a Gala de abertura do EAST FEST Lisboa, produto nacional que apoio e ao qual tiro o chapéu porque sei que um evento desta dimensão em Portugal só pode ser concebido por pessoas corajosas e com amor à DANÇA ORIENTAL. De outra forma, tal evento em tal pátria jamais teria lugar.
Para mim, constitui um prazer especial fazer parte do evento porque se trata de um convite que parte do meu próprio país e não de outro país qualquer do mundo.
Até agora, o que me chega de Portugal tem sido mais negativo do que positivo e aqueles que mais têm reconhecido o mérito do meu trabalho e percurso pouco usual não são os portugueses, muito pelo contrário.
Por isso, sabe bem ser convidada por profissionais do meu país.
Além disso, existe o desafio de actuar em palco ao som de um cd. Algo já inédito para mim que tenho tido, nos últimos cinco anos da minha agitada vida, o privilégio conquistado a ferro e fogo de dançar com alguns dos melhores músicos egípcios todas as noites.
Mimei-me. Talvez demasiado ou talvez não. Ali tive, nestes anos, a melhor "jukebox" de música egípcia que se possa imaginar com laivos meus de "peça e toca" que passam por todo o espectro da música do Egipto do século XX.
Músicos com vida, história, experiência, TALENTO, ALMA! Tocando para mim, comigo.
Dançar sem esse pano de fundo e sem o envolvimento humano daqueles a quem eu, carinhosamente, chamo "os meus homens", será um desafio que enfrento com relativo terror.
Sim, TERROR.
No entanto, como nunca fujo a uma boa briga (das que valem a pena, especialmente de mim comigo mesma!), lá vou eu sem saber muito bem o que fazer, tentando sentir a música distante e fria que será emitida por uma aparelhagem eléctrica e não pelas mãos hábeis da minha máfia musical.
Complicado...
De resto, darei o meu melhor. Sem saber bem como, porque já nem me lembro de como se actua ao som estéril de um cd, mas com o coração e com a alma. Talvez ELES me salvem!:)
Depois conto novidades...
ARQUIVO DE ARTIGOS ETC: VEJA Entrevista Camille Pagliae
Provocações de Mulher para Mulher!
Sigam o link para verem mais uma polémica entrevista de Camille Paglia:
ARQUIVO DE ARTIGOS ETC: VEJA Entrevista Camille Pagliae: "Ode à loucura apaixonada A intelectual americana da cultura pop diz que o cenário atual é desanimador, a não ser por um único e espetacu..."
Sunday, April 24, 2011
Saturday, April 23, 2011
Baladi extravaganza by Joana Saahirah of Cairo
Workshop de Dança Oriental genuinamente EGÍPCIA imperdível para todos os amantes desta Arte!
JOANA SAAHIRAH DO CAIRO EM PORTUGAL COM O WORKSHOP
BALADI EXTRAVAGANZA!
DIA 30 DE ABRIL, LISBOA.
ACEDA AOS DETALHES DO PROGRAMA DO EVENTO SEGUINDO O LINK:
http://mulher.sapo.pt/actualidade/em-foco/workshop-baladi-extravaganza-p-1142629.html
Voce tem medo de dizer eu te amo
O vídeo mais lindo que me lembro de ter visto.
O amor puro, como é o VERDADEIRO amor.
E suspiro......................:)
opção de resguardar-me da chuva (a mim e ao cão que, às tantas, mais parecia uma foca marinha) e tentar encontrar um atalho que me levasse mais facilmente até casa ou enfrentar as condições atmosféricas adversas e continuar a corrida tentando encontrar no vento forte e frio e na chuva (chuveiral, será o termo mais exacto!) um aliado.
Curioso que as minhas corridas se tenham revelado autênticas metáforas para aquilo que sou, por norma, na minha Vida. Desistir apenas porque existem ventos contrários e chuvas torrenciais?!
Nem pensar.
Desistir porque é bem mais confortável ver nos obstáculos uma razão para me acobardar e encontrar atalhos?!
Nem pensar.
Desistir das minhas metas porque o caminho se torna pedregoso e difícil?!
Não é para mim.
Sempre tive em relação aos cobardes e desistentes a mesma sensação que os portugueses possuem, hoje em dia, em relação à política que des-governa esta país: desdém.
E corri com os olhos banhados de água, encharcada até aos miolos, sentindo o vento gelado bater-me no peito e sussurrando-me "desiste...vai para casa...".
E, sendo fiel a mim mesma, não escutei o que o vento me dizia porque sei que ele se disfarça de diabo.
Concluí o meu "jogging" refrescada com tamanho banho e terminei a tarde debaixo de um chuveiro de água quentinha.
Depois da tempestade, vem a BONANÇA. Tento não me esquecer disso.
Eis o que desejo a todos nesta Páscoa que significa algo pessoal e "anormal" para mim, como de costume.
Não ligo a religiões instituídas mas SIM áquilo que o meu coração já aprendeu, através da experiência vivida, que faz sentido e ilumina o meu caminho.
Religião é DANÇA, é BONDADE genuína, é uma maior proporção de rosas do que de espinhos dentro do peito, é ALEGRIA e CANTO, é ESPERANÇA e desempoeiranço, é olhar para o vizinho do lado e ver nele o amor que também está em nós.
RELIGARE, palavra latina de onde vem RELIGIÃO, significa voltar a unir.
Unir esta mente à alma que a acompanha. Unir a negatividade que existe no mosntruoso de mim ao POSITIVO que também lá se encontra, insistentemente brilhando após tantos embates e facadas nas costas...
RELIGIÃO e PÁSCOA não são, afinal, tempos de celebração de Jesus renascendo depois de Crucificado. Páscoa significa, cá para mim que nada sei e ando sempre à procura, RENASCIMENTO do SER HUMANO como entidade COMPLETA que sente e pensa, sofre e se alegra, intui e VIVE no seu corpo e na sua ALMA.
Jesus crucificado aparece-me como um símbolo de algo maior do que o drama religioso a que se associa este episódio fulcral do Cristianismo.
Para fazer RENASCER a humanidade para a sua VERDADEIRA HUMANIDADE, a morte do Ego e da limitação material de quem só vive para o que é visível e palpável tinha de acontecer.
E que tal se, nesta Páscoa, todos morressemos como Cristo na Cruz e RENASCESSEMOS em pleno estado de HUMANIDADE?
Entre ovos da Páscoa, reminiscentes de rituais ligados à fertilidade, e amêndoas de chocolate, eis o desejo súbito que me assalta. Não de mansinho. Mas assim, sem dó nem piedade. Inevitável.
Urgente.
Revista Àrabe "FARAH" Ediciòn 14 Joana Saahirah
A minha gratidão à Bailarina Farah (Argentina) pelo belo artigo publicado sobre mim na revista que ela edita.
Bela surpresa enviada por uma aluna.
O mais curioso é ver já tanto caminho percorrido e ainda apenas AVISTAR o caminho que não foi feito. Será a minha constante auto-crítica que me diz que tudo o que já conquistei não é nem perto de suficiente para aquilo que sonho atingir?
Será o meu vício pelo desafio e a minha tendência compulsiva por subir montanhas?
De facto, sinto-me grata pelas conquistas, mas a mochila está sempre às costas e levo em mim uma vontade indomável de ir mais longe, testar outras águas e provar a mim mesma que CONSIGO escalar todas as montanhas que sonhar para mim.
"Querida Farah, muito obrigada por este miminho!"
Saturday, April 16, 2011
RENATA LOBO: "Desejo que quando os ventos da mudança ventarem m...
Thursday, April 14, 2011
Joana Saahirah of Cairo dancing baladi and tabla improvisation in Egypt
Wednesday, April 13, 2011
East Fest Lisbon 2011
PORTUGUESES PELO MUNDO - CAIRO ( EGIPTO )
RENATA LOBO: HUMMMMMMM...
Espelhos da Tradição: Fedeli d´Amore
Sunday, April 10, 2011
Baladi extravaganza by Joana Saahirah of Cairo
Joana Saahirah of Cairo dancing Om Kolthoum
Saturday, April 9, 2011
RENATA LOBO: Foi ontem!
Joana Saahirah of Cairo dancing "baladi" at the Nile Maxim, Egypt
Friday, April 8, 2011
Pablo Veron - "Quejas de Bandoneón"
Pablo Veron - dancing and cooking
Joana Saahirah of Cairo dancing Saiidi and baladi in Egypt
RENATA LOBO: - Tu falas como as pessoas grandes!Senti um pouc...
Eu digo como o Principezinho: já chega de contabilistas que nao VIVEM. Queremos mais PESSOA dentro das pessoas. Lindo excerto de "O Principezinho", Saint Exupéry. Sigam o link: RENATA LOBO: - Tu falas como as pessoas grandes!Senti um pouc...: "- Tu falas como as pessoas grandes! Senti um pouco de vergonha. Mas ele Acrescentou, implacável: - Tu confundes todas as coisas... Mistura t..."
RENATA LOBO: "Segue o teu destino...Rega as tuas plantas;Am...
JOANA SAAHIRAH BY MEDO GAD
8 de Abril, 2011
Mais carinhos cibernéticos!
Obrigada,Medo.
De vez em quando, a amabilidade e generosidade de pessoas que mal conhecemos acaba por derrubar qualquer parede de cinismo que se vá construindo dentro do nosso peito.
Eis mais um gesto simples, carinhoso e bonito que me faz sorrir.
Agradeco ao Medo por enviar-me estes mimos cibernéticos!
E nao é que ele conseguiu colocar as minhas fotografias em plena - e tao amada! - Broadway novaiorquina?!
ADORO.
Joana Saahirah of Cairo dancing "awadi", baladi in Egypt
Joana Saahirah of Cairo tabla solo in Egypt
Souvenir de Merano, Itália.
A pessoa que se ouve no vídeo e diz, toda melosa, "Oh my God" sou eu!
Este é um caozinho de peluche (havia de várias racas) que dormia na sua cestinha. O curioso deste "souvenir" tao kitch é que o bichano trazia um motor incorporado que produzia o efeito da respiracao abdominal.
Claro que, sendo eu a amante tarada de animais que sou, tinha de parar no caminho e filmar esta docura que é também uma enorme piroseira mas uma IRRESISTíVEL piroseira!
Comentário curioso da Simone, organizadora dos eventos em Merano, que estava ao meu lado:
"Este souvenir só faz sentido para os italianos que gostam de coisas "kitch".
Um alemao JAMAIS compraria isto."
P.S.
Pois eu sou latina e nunca simpatizei com a Alemanha, seu Hitler e frio povo. E, sim, eu Joana Vanessa da Silva Cardoso, compraria esta docura foleira num piscar de olhos.
Do you love me - Dirty Dancing
seja mais LUZ que escuridao...
Dizem os sábios que a vida é simplesmente aquilo que dela fazemos.
Neutra, defendem.
Branca como a neve, plana como o Alentejo profundo e quente dos nossos delírios, calma e translúcida.
Defendem também que somos nós quem a colorimos, damos sentido para baixo ou para cima, a sufocamos ou damos ar e fazemos voar.
Somos nós, afirmam os sábios, que definimos os contornos dos nossos dias, quantos sorrisos e quantas lágrimas lancaremos ao mundo e ainda o estado emocional em que nos encontramos.
Alegria???
Prontinha a saír do forno volúvel do coracao.
Tristeza???
Igualmente pronta.
Nós escolhemos.
Dizem Eles.
E nós que nao somos Mestres e apenas Humanos acenamos com apreco, abanamos a cabeca incrédula confirmando o sentido de toda aquela teoria e tentamos, tentamos, tentamos...exasperamo-nos e atingimos esse estado de exaustao total onde nada nem ninguém nos pode levantar ou consolar e na profundidade desse vale escuro aprendemos que no limite da Escuridao só existe pura LUZ.
E que chegámos a essa conclusao através da lágrima insistente, por intermédio das emocoes humanas que nao controlamos comos os Mestres, devido a uma fragilidade de sermos assim...tao e somente PESSOAS.
E , quando menos esperamos, chegamos ao nosso Destino de cores, sorrisos sinceros e LUZ e acenamos aos Mestres, agora de forma diferente, compreendendo que tinham razao. Tem razao.
Mas tínhamos de chegar lá por nós próprios, caindo do precipício e aceitando que, por vezes, só a extrema fragilidade e a ausencia de controlo sobre a Vida nos traz a paleta de cores necessária para a pintar com ALEGRIA e PAZ.
E isso nenhum Mestre ensina.
Só a Vida, a GRANDE MESTRE.
Thursday, April 7, 2011
RENATA LOBO: A DIVA, FARIDA FAHMY!!!!
Tuesday, April 5, 2011
RENATA LOBO: Meio mágica...sempre
Monday, April 4, 2011
Nelo, Idália e as Ciências Exotéricas
RENATA LOBO: Prece de Clara
Sunday, April 3, 2011
Baladi extravaganza by Joana Saahirah of Cairo
3 de Abril, 2011
Sempre procurando...
Há aqueles que se satisfazem com o pouco que realizam e outros, como eu, que jamais se sentem comodamente sentados nos seus tronos de realizacoes laureadas de orgulho e pacífica alegria.
Crítica de mim mesma, sempre.
Jamais olhando para o está feito mas sempre fitando, em prazeirosa agonia, aquilo que ainda nao pude fazer.
Com um pé no futuro?!
Nem tanto.
Mas com os dois pés na humilde certeza de que o NOVO e o MELHOR se re-definem a cada momento e que os ramos de flores celebratórios de ontem sao os que forram os caixotes do lixo de hoje.
Deito fora as flores secas e os elogios já gastos.
O meu horizonte é sempre longínquo e dentro de mim.
Paradoxos meus!