Friday, March 28, 2014

Ensinar Dança Oriental Egípcia pelo mundo fora: trabalho de Amor e Sonho Realizado*

Maribor, Eslovénia.
 
Faço as coisas à minha maneira; vivo à minha maneira; danço e ensino a dançar à minha maneira - a ousadia de tal liberdade é cara e por ela tenho sido castigada das mais variadas formas. A liberdade ainda ofende a quem não é livre.
Aqui encontram algumas imagens dos meus últimos workshops pelo mundo (nos últimos dois meses: Rússia, Ucrânia, Eslovénia, Israel, França e Espanha e já quase a caminho da Rússia...:) e do espírito que neles existe.
Maribor, Eslovénia.
Sim - à minha maneira. A forma como vejo, pratico e sinto a minha Arte evolui como evoluo, enquanto Pessoa, e dessa evolução permanente se constroem novas coreografias, exercícios, métodos, visões, formas de fazer chegar a informação aos`/às alunos/as. Rejeito as carneiradas, o caminho fácil ou a cómodo mediocridade. Se algum dia me vir obrigada a ser mais um fantoche - de tantos fantoches inconscientes que existem por aí - eu juro que paro de dançar e me dedico a outra carreira.
 
Já lá vão 12 anos desde que dei a minha primeira aula e o meu primeiro espectáculo de Dança Oriental. Em 12 anos apenas construí o meu nome em Portugal - onde criei um mercado que não existia até então -, construí uma carreira de grande sucesso no Egipto APENAS à custa do meu talento, profissionalismo e ovários dourados (preciosos) e um nome que é, actualmente, reconhecido mundialmente; publiquei um livro ("The Secrets of Egypt - Dance, Life & Beyond") e tenho outro (três volumes!) escrito e em fase de edição final para publicar a seguir.
Málaga, Espanha.
Saltei do meu "Cairo cocoon" e abracei o mundo com a Visão que é só minha  mas também de todos os que encontro pelos Caminhos.Sinto-me grata por nunca ser a mesma e, consequentemente, nunca ensinar ou dançar da mesma forma. Fénix híper-activa: morrendo e renascendo mais vezes do que a sensatez aconselha.
Não sei se algum dia me farto - ou se esta chama se farta, esmorece, apaga...talvez sim. Sei que existem outras paixões que me acendem (a Representação, o Canto, a Escrita, a Pintura...); sei que não sou unilateral, previsível, facilmente saciada. Talvez. Não se sabe e pouco interessa.

Por agora ainda me faz voar: esta oportunidade linda de ensinar dança, amor, autoconfiança, coragem e beleza a mulheres de todo o mundo; o luxo de poder dançar para audiências de tantos países distintos; a Grande Universidade da Vida passando por mim, testando-me, empurrando-me quando só me apetece parar (cansaço e desgaste)...Sim. Por agora, SIM. O futuro a Deus pertence.
 
Grata a todas as alunas, bailarinas, professoras que passaram pelos meus workshops. Foram centenas - nos dois últimos meses - e largos milhares se me referir aos últimos anos. Que venham mais e melhores - a Magia acontecerá.

Málaga, Espanha.


Eilat, Israel.

No comments:

Post a Comment