Wednesday, May 28, 2014

Incredible JOANA SAAHIRAH! Modern saidi+crazy Drum solo!



Divirtam-se com a loucura deste vídeo.

Fica claro - de uma vez por todas - que me estou nas tintas para a aprovação generalizada (um indicador deprimente de falta de qualidade); o que me interessa é EXPLORAR, EVOLUIR, CORRER RISCOS E VOAR.

Até já, Mundo!*********************

O livro "The Secrets of Egypt" foi votado com 5 estrelas pelos leitores da AMAZON!


Então é assim: já não encontro palavras para agradecer o apoio (silencioso ou publicamente manifestado) ao meu primeiro livro "The Secrets of Egypt - Dance, Life & Beyond".

Descobri que os leitores da Amazon (o maior ponto de venda de livros do mundo) classificaram o meu menino com 5 estrelas (dizem que é o máximo que se pode atribuir a um livro) e as vendas continuam a subir, apesar da editora que publica o livro não mexer um dedo para a promoção do mesmo. Tem razão quem me dizia que o melhor marketing é o passa palavra de um leitor feliz.

Não imagino maior estímulo que este (bem: ser entrevista pela Oprah e pela Elen Degeneres seria um pouco melhor mas...lá chegaremos) para continuar a criar, a escrever, a ousar, a dar o meu melhor.




Aqui têm o link da Amazon através do qual poderão comprar o livro:http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Daps&field-keywords=The+secrets+of+Egypt+

Para quem preferir comprá-lo directamente à autora (eu!), basta enviarem email (dancemagica@gmail.com) e saberem como conseguir a uma cópia autografada no conforto do vosso lar.

 

Sunday, May 25, 2014

O Livro "The Secrets of Egypt" continua a voar (mais alto)*



Mimo enviado pela leitora Lala Jalili - aqui podem ver o seu gato a acariciar o livro
"The Secrets of Egypt - Dance, Life & Beyond". Mais doce que isto é difícil.
Eis que recebi mais uma agradável surpresa: além dos emails e mensagens privados que continuo a receber de leitores/as do meu livro (pessoas que se sentem inspirados pelo que leram e que fazem questão de mo dizer), uma bailarina/professora americana chamada Sahra C Kent escreveu um "post" inteiro no seu blogue dedicado ao meu livro. Ela frisa que não se trata de uma crítica literária mas de um texto que explica como ela se sentiu inspirada pelo meu primeiro bebé. Fair enough...:)

É com imenso gosto e gratidão que partilho o que a Sahra C Kent tão elegantemente escreveu a partir do livro que anda a agitar as águas (por vezes paradas ou até pantanosas) do universo mundial da Dança Oriental:

"During my last train ride through the Tyrollean Alps I read a book that was written in a immediate, personal, somewhat experiential way. Her way of writing was a hook, but then I got into the content. It felt like finally someone understood... my culture-contact while dancing in Egypt. She went to Cairo to perform at a different time than I did, a much more difficult time. I was transfixed with her story, but when I would put the book down I was flooded with my own, often parallel, memories. Although sick with the flu and a fever since Monday night, I kept writing, her book challenging me to tell the truth. So, here is our next blog: http://journeythroughegypt.com/the-secrets-of-egypt-by-joana-saahirah/ Maybe the title should have been more like: "Our stories and 'The Secrets of Egypt' by Joana Saahirah ."
 
 
 


Monday, May 19, 2014

Joana Saahirah e orquestra Funun no Festival Almárabe 2014



O que me diverti ao rever esta performance...é que esta arte da improvisação tem destes enigmas: uma pessoa nunca sabe o que vai nascer a cada segundo, apenas tendo consciência que a Magia se faz em grupo (quem dança, a música e o público).

Não me lembrava - minimamente - do que tinha feito neste espectáculo. Tudo se me havia varrido da memória mas agora revejo o que ali aconteceu e sinto um imenso orgulho e alegria por ver que a inspiração e o amor/empatia de quem me rodeia jamais falham.

O que vem do coração atinge o coração - uma das minhas regras de ouro*. Aqui está mais uma prova disso.



Saturday, May 17, 2014

Joana Saahirah choreography for Mamma Galina Efremova


Coreografia ensinada na Rússia (Workshop "Dançando o Amor") - dedicada à Mamã Galina Efremova que com tanto amor e reconhecimento de almas me recebeu. Vi-a num canto da sala de aula, derramando lágrimas tranquilas e sinceras, enquanto me observava a ensinar esta coreografia. Depois cantámos juntas - ela entoou canções típicas russas e eu ofereci-lhe um cocktail de Fado, Jazz e música árabe. A paixão mútua foi instantânea.

Sou sempre recebida com imenso respeito e amor pelo mundo fora mas há pessoas que me tocam de forma...errr...indizível. A mamã Galina é uma delas.

Toda a minha saudade vai para ela.:)

My kind of Love* (só para amantes do "Sexo e a Cidade")

 






 

 
É de grandes amores (felizes) que a minhas mais sentidas fantasias se fazem. Não é fácil ser-se uma (exigente) romântica inveterada nos dias que correm mas sou o que sou e há belezas que jamais quero apagar da minha pele.
Sonhando, preparando o terreno para o Grande Voo*
 
P.S. "Sexo e a Cidade" continua a ser a minha série de televisão favorita. Sou fã de carteirinha; coleciono os DVDs de TODAS as temporadas e sei de cor e salteado partes de diálogos, episódios, detalhes.
Amei, amo, amarei.:)

Thursday, May 15, 2014

Novo parto (dando à luz o próximo Livro*)


Lá tem de ser.
Dizem as mamãs que só custa a dor do parto mas que essa se esquece imediatamente quando abraçam o seu bebé pela primeira vez. Confirmo. O nascimento do meu primeiro bebé (em forma de livro) foi uma sensação única, indescritível, completamente à parte de todos os prazeres e sucessos já experimentados. Só quem passa por elas é que sabe.
O parto custa - especialmente se a Escrita não é a nossa profissão e se somos auto-críticas até à exaustão (check!check!) - mas TUDO VALE a PENA(alegria) quando pegamos no nosso livro e o vemos voar pelo mundo.
Eis que chega mais um RETIRO literário - como eu lhe chamo: nos próximos 15 dias a minha vida será dedicada à edição final do primeiro volume do meu próximo bebé. Facebooks, blogues, emails e trabalho de dança em manutenção mínima e um FOCO delirante nesta tarefa grandiosa.
A Escrita requere silêncio, isolamento, paz, uma certa imobilidade física que é estranha - e difícil de conseguir - para quem tem a dança como profissão.

Prazo estabelecido: edição feita até ao final de Maio (o envio do manuscrito a umas quantas editoras será um dos presentes de aniversário que darei a mim própria).
Além do talento e conhecimentos para se escrever um livro, existem ainda a capacidade de concentração, uma teimosia a roçar a loucura, a paciência, a autoconfiança, a persistência e a fidelidade aos meus propósitos e princípios. NOT for sissies!

P.S. Como sou doida (assumidíssima), já me preparo para editar os dois outros volumes da Saga Egípcia e para escrever um romance (vontade que me vem assombrando há um ano e tal) e um livro infantil dedicado à minha sobrinha Alice.
Sim, sim: já disse que sou doida varrida. Aceitemos os factos desta Vida*
Marilyn Monroe no camarim, antes de filmar.

"Peça que toca" (o meu aniversário aqui à porta)

Provocação enviada por Hani El-Masri (também conhecido como "the banana peel man")
Então é assim: vamos passar por cima das apresentações porque já meio mundo sabe da minha paixão hormonal pelo Jude Law.

Curta e grossa: o meu aniversário está aí à porta (13 de Junho, dia de aniversário do Nandinho - génio Fernando Pessoa - e do santo António, padroeiro de Lisboa) e o presente que mais desejo receber é este.

Já andam por aí falatórios sobre a criação de um grupo no Facebook dedicado a esta "caça ao homem". Nomes como "Joana Saahirah will dance to Jude Law" ou (o meu favorito) "Operation Banana Peel" encontram-se em cima da mesa graças aos maravilhosos e demoníacos amigos Elizabeta de Lacanne, Hani El-Masry e Jacqueline Andrade.
Grupos e bananas à parte, dizem os peritos em esoterismo que a PALAVRA tem força e que é com ela que começa a manifestação física dos nossos maiores sonhos. Amen:
O meu presente de aniversário será o Jude Law. Nem precisam de embrulhar e pôr laço. Dispenso tudo - até a roupa (ups!).
Diz - um passarinho pousado na minha janela - que vai ser uma festa DAQUELAS*
- Até a barraca abana, filho! - digo eu, não escondendo o lado TARADO que existe em mim.





Wednesday, May 14, 2014

Regresso ao Umbigo (o Poder da Vulnerabilidade) dia 7 de Junho em Lisboa*


*Regresso ao Umbigo (o Poder da Vulnerabilidade) por Joana Saahirah* - dia 7 de Junho, Lisboa


The Secrets of Egypt - Dance, Life and Beyond by Joana Saahirah servirá como base de uma tarde dedicada ao tema da VULNERABILIDADE (na dança como na vida).
...

O evento terá como centro um dos Segredos da Dança Egípcia (e da Vida) segundo Joana Saahirah: a vulnerabilidade como estado de ser*/dançar* e a Magia que dela nasce.

***Programa:

Das 14h às 18h - Cocktail:
Master Class baseada no livro "The Secrets of Egypt" (técnica e pequenas combinações sob o tema da VULNERABILIDADE na dança egípcia/vida) & celebração do Livro "The Secrets of Egypt - Dance, Life & Beyond" com bolo de aniversário, chá e cantorias*:).

Bonus: sorteio de 3 ebooks "The Secrets of Egypt" entre os participantes do evento.



***Como inscrever-se:
Preço único (simbólico): 25 euros (inclui participação na Master Class, Sorteio e Festa de comemoração do Livro)

Para informações relativas ao pagamento/inscrição, contacte-nos através do email:
dancemagica@gmail.com


 

***Local onde o evento decorrerá:
Inimpetus, Rua de Campolide, nº27-A (perto do jardim das Amoreiras), 1070-026 Lisboa
Telf/fax: 21 315 7815
 

***Organização:

Joana Saahirah Fan Page
https://www.facebook.com/pages/Joana-Saahirah-of-Cairo-Fan-Page/183318258358726

www.joanamagica.blogspot.com
www.joanabellydance.blogspot.com

****
O Livro "The Secrets of Egypt - Dance, Life & Beyond" estará à venda no decorrer do evento.
Preço: 16 euros


Tuesday, May 13, 2014

Vendedora ambulante do meu próprio Livro ("The Secrets of Egypt - Dance,Life&Beyond")


Multiplico-me (abençoado sol em Gémeos) em vários papéis, várias Joanas, várias vidas.

Um dos papéis em que agora me encaixo é o de vendedora ambulante do meu Livro "The Secrets of Egypt - Dance, Life & Beyond".

O menino continua à venda para todo o mundo através da Amazon.uk, da Barnes & Noble e do site da própria editora mas agora também o podem comprar (e receber autografado) através de mim, a autora. :)

Para encomendarem a vossa cópia, basta contactarem-me através de email (dancemagica@gmail.com). Os pagamentos são feitos via Paypal (ou transferência bancária caso estejam em Portugal).



Boas leituras*



Gorgeous JOANA SAAHIRAH on Gala-Show "Spring of Oriental"'2014!


Mais uma memória, mais uma ponte de ligação, mais uma honra e alegria que tornam o meu coração mais bonito, florido e vivo.

Grata, amada mãe Rússia*

Incredible JOANA SAAHIRAH! Modern saidi+crazy Drum solo!


Um pouco da magia partilhada pelos palcos russos.

Continuo a afirmar que o mais belo da Dança Egípcia não é captado por máquinas - daí a necessidade de ESTAREM presentes em determinado espectáculo para poderem sentir* o poder do que lá se passou.

Repito mil vezes que existem duas linguagens paralelas: a dança visível e a dança invisível, o externo e o interno; o movimento que se desprende fisicamente e o movimento que se desprende energeticamente: o que o público vê e o que o ele SENTE quando connosco partilha um momento de dança/arte. 

O corpo físico é o que podem ver (com detalhes que também não são perceptíveis na filmagem) mas mais importante que essa dimensão é a ALMA, a comunicação energética que polvilha cada segundo de uma magia humana/divina (intransmissível através de câmaras de filmar).

Espero que um pouco da dança eterna (interna) se extrapole, saltando das órbitas do vídeo e impregnando a vossa vista de alegria.

Grata à Olesya e sua mamã Galina pelos vídeos, fotografias e carinho*

"Taking care of business..."

Viver é sempre uma espécie de duelo permanente - quanto mais não seja entre os demónios e os anjos que cantam (simultaneamente) dentro de nós. Uns entoam: Vaaaaaiiiiiii e os outros cantam: Ficccaaaaaa...
Uma pessoa fica perdida, sem saber para onde virar-se.
Os meus demónios (ou serão os anjos?!) gritam (já não cantam): tira umas valentes férias e os meus anjos insistem que não, que ainda tenho "missões importantes" a completar.
Uma ida à praia, uma sessão de terapia cinéfila, um par de horas na esplanada com um bom livro e um cappuccino nas mãos...tudo formas express (tipo penso rápido) de recuperar um pouco das energias que tenho gasto com muito pouco cuidado (mas com um critério cada vez mais sábio e rigoroso).
Se antes já não dava atenção às mesquinhices desta Vida, agora então o FILTRO está afinado de tal forma que só mesmo o que INTERESSA pode contar com a minha atenção. Volto à palavra que me tem acompanhado nos últimos anos: PRIORIDADES.
Enquanto aguardo pelo meu presente de Aniversário (o Jude Law, no caso de andarem extremamente distraídos) e arrumo os cantos à minha híper populada casa, preparo o terreno para uma segunda quinzena de Maio LITERÁRIA. Terminar a edição do primeiro volume da minha próxima obra (3 volumes, em princípio) estará em cima da mesa com sinal vermelho (urgente) por cima da cabeça.
Chamo o meu Marte, a minha Vénus e todos os outros planetas em meu auxílio - que a OBRA NASÇA. Tudo o resto - especialmente o que não tem importância dentro do Grande Esquema das Coisas - fica a pairar no ar, sem que me dê ao trabalho de o agarrar.
Vivendo e aprendendo/CRIANDO*
 
"But not everybody wants to work their asses off in order to be us...that´s the question, darling!"

 
O sonho de férias (sol, mar quente, descanso, o homem amado entre as pernas do meu coração) fica temporariamente adiado. Só um bocadinho...
 

Monday, May 12, 2014

Lembretes (bloco de notas russo*)

 



Fotografias tiradas no espectáculo/gala do Festival "Spring of Oriental" em Astrakhan, Rússia*
Coisas que pensei, senti, disse e escrevi nos 15 dias que passei na Rússia*.
Lembretes para a alma:

Lembra-te que, apesar das humanas inseguranças e fantasmas que te fazem temer o palco, esta pode ser a última vez que pisas essas tábuas sagradas, a última oportunidade de dançar, o último trampolim para o céu, a última chance de ser feliz aqui na Terra.

 Lembra-te que o momento seguinte não está garantido e que deves dançar (e viver e amar) como se fosse a primeira e última vez - com coragem numa mão e gratidão na outra. Estes frutos são dádivas (não garantias) e estas oportunidades são jóias que podem transformar-se no pó da memória quando menos esperas (olha para eles e aprecia-os enquanto os tens nas mãos).

Lembra-te que depois da cortina cair e do som dos aplausos se dissolver, o que resta é apenas a EMOÇÃO que viveste e partilhaste com quem te rodeia.

"That´s all, folks!"

Magia em Moscovo (Rússia*)

Colada ao famoso Teatro Bolshoi*, centro de Moscovo.
 
Diante do Teatro Bolshoi*
Depois de ter sido mimadíssima em Astrakhan, rumei até Moscovo onde também fui recebida de braços abertos por organizadores (Elen Ramiza, a Super Mulher que eu adoro), alunos, colegas e público.
Ainda ligada à corrente, rumei até ao centro de Moscovo (levada pelas mãos carinhosas da maravilhosa bailarina Marina Oganyan a quem dei aulas particulares nessa mesma tarde/noite) e cumprimentei a cidade como deve ser: de braços, olhos e coração abertos.
Dizer que fui surpreendida é pouco: pessoas que julgava não serem MESMO a minha praça revelaram-se seres maravilhosos com mundos em comum comigo; relembrei que não devemos "supor" conhecer quem quer que seja e que julgar o livro pela capa é meio caminho para uma vida bem mais pobre do que merecemos.
Com as queridíssimas colegas Warda Maravilha (adoro o nome!) e Sophie Armoza (hermosa).

Momentos de apreço profundo pelo meu trabalho voltaram a multiplicar-se - vindos das mais previsíveis e imprevisíveis fontes - e os olhos humedecidos de emoção tornaram-se o pano de fundo dos meus dias e noites.
Relatório da Maravilha Moscovita:
Selfie no Kremlin de Moscovo*
*Workshops: o coração explodindo, pessoas dançando e outras assistindo com algo belo comum (reconhecimento de alma para alma e uma reverência enternecedora em relação ao meu trabalho);
* Espectáculo: dançar com uma orquestra do Cairo (três dos músicos já tinham trabalhado comigo no Egipto) é um dado que fala por si. Não era a "minha" orquestra e nem sequer houve tempo para ensaios mas o resultado foi - tinha de ser! - mil vezes melhor do que quando sou "obrigada" a dançar com cd (música morta, sem sal, sem humanidade).
Explode, coração! Mais e uma e outra vez.
*Colegas: uma sorte incrível! Apanhei um grupo de Artistas que são simultaneamente mulheres lindas, interessantes, humildes, generosas e maravilhosas (por dentro e por fora). Impossível contar o quanto me ri e disfrutei com estas fabulosas mulheres.
Com a recém-descoberta irmã gémea Katlin Shafer (nascida no mesmo dia e mês que eu: 13 de Junho)*
*Competições: fui público fascinado, mais do que júri. É este um dos encantos da Rússia: o nível técnico mais elevado do mundo (na minha opinião), a ousadia de tentar alargar os horizontes da arte e a seriedade que só podia vir de uma cultura que respeita profundamente a Arte*.
Coloquei-me em causa mais uma vez; admiti a validade de visões que não são as minhas; também eu ampliei horizontes e possibilidades. Grata, Moscovo! A aluna em mim regozija-se convosco e com o tanto que me ensinam.
*Coração: transbordando - mesmo. Sabe quem me conhece que não sou de diplomacias - não sou boa mentirosa. Por isso exponho a (agradável) verdade: a forma como Moscovo me recebeu confirmou o amor que sempre recebo nas minhas viagens pelo mundo.
Regressei exausta, realizada, feliz, entusiasmada e ávida de Renascimento*
Assim seja.
Actuando na "Karkadé Party"*
P.S. O meu regresso à Rússia já está agendado para Novembro de 2014! Detalhes serão divulgados brevemente. A aventura continua...

Actuando no Espectáculo do Festival (orquestra de Safaa Farid)

Um toque moderno no estilo "eskandaranie" com "mellaya" - com orquestra de Safaa Farid*
 
 
Souvenirs da Rússia devidamente aninhados na minha secretária (samovar, livro de pintura russa, sabonete da Liga Nacional Russa de Dança Oriental). Que dizer? O amor e o respeito por mim e pelo meu trabalho inspiram-me.
A Rússia sempre no meu coração*

Um Milagre chamado Amor* (em Astrakhan,Rússia)

Momento especial: uma das meninas órfãs que assistiram ao espectáculo em Astrakhan observa-me atentamente enquanto danço*
 
Parece lugar comum mas a verdade é que a Vida é mesmo uma escola e o Saber que julgamos possuir é nada mais do que miragem, um vento que passa e amanhã toma outra forma ou, simplesmente, se esvai dançando no Vazio.
De todos os propósitos que possamos ter só o AMOR me parece interessante. Mais uma viagem de trabalho à Rússia (Astrakhan e Moscovo) recordou-me disso mesmo.
Traje do Cazaquistão*
Ter sido recebida como a uma rainha ajuda a sentir-me amada, claro!, mas a história vai muito além da forma maravilhosa como me tratam pelo mundo fora (e, em particular, na Mãe Rússia).
Os momentos de vitória (sucesso) multiplicaram-se - em público e em privado; a qualidade de pessoas que encontrei pelo Caminho foi a mais elevada de sempre (o que diz muito* sobre a minha própria elevação); a generosidade e respeito recebidos foram muito além das minhas expectativas e eu rendo-me, verdadeiramente, à grandiosidade (e eterno fascínio) desta Vida que nos surpreende a cada segundo.
 
Workshops, shows, competições e aulas particulares misturadas com momentos de partilha que estão além das palavras. Olesya - organizadora do Festival "Spring of Oriental" em Astrakhan - fez questão de mimar-me até à exaustão: as minhas comidas favoritas; massagem e tratamento estético com produtos naturais; sessão fotográfica com "look" russo; bouquets de flores que transformaram o meu quarto de hotel num jardim em pleno início de Primavera; ida ao ginásio (onde experimentei uma aula "peculiar" centrada nos glúteos das moçoilas lá do bairro); festa de despedida com direito a cantorias (eu cantando Fado e Jazz e os convivas russos cantando músicas tradicionais do seu país)...e a lista continua...
 
De todos os momentos inesquecíveis, destaco a aula particular que dei a uma menina de 7 anos (vídeo já partilhado aqui no blogue); a Leila, apesar da sua tenra idade, foi a mais talentosa, generosa, corajosa e bela futura bailarina que já me passou pelas mãos.
O vestido pelo qual me apaixonei (compradíssimo!)* - uma mistura de tecidos e bordados típicos russos.
Perguntam-me frequentemente porque gosto tanto de trabalhar na Rússia: eis uma das razões: o TALENTO imenso que lá existe, devidamente acompanhado por corações que estão ávidos de VIVER, SENTIR, ABRIR-SE através da música e dança orientais. Depois vem aquela mania que continuo a alimentar: aprender sempre e jamais deixar de surpreender-me. Há quem tire imenso prazer dos elogios e das aparências mas não é nesse jardim que floresço. O sucesso é uma consequência maravilhosa do que faço mas o que me, verdadeiramente, me alimenta é suplantar-me permanentemente e estar rodeada de pessoas que me inspiram a fazer cada vez melhor e com maior humildade.
O talento entusiasma-me; a ousadia e a VONTADE de excelência também - é isso (e muito mais) que recebo sempre que vou à Rússia*
Bendito seja este chão onde numa vida anterior devo ter sido santa benemérita* (karma bom!).

Atiro um até já caloroso para o ar e preparo uma pequena surpresa para a mamã Galina (que chorou ao ver-me dançar e ao ouvir-me cantar).

Eu e a maravilhosa Olesya Efremova que me recebeu - juntamente com a sua mãe Galina - com os braços abertos. Jamais esquecerei a forma como elas me fizeram sentir (em casa, amada, respeitada, apreciada, querida muito para além da esfera profissional).

Momento do espectáculo em Astrakhan*

Grata pela forma como sempre me recebes, amada Rússia!*

Momento "zaar" no palco*

"Are you talking to me?" - momento Marilyn Monroe durante o espectáculo*

"Ya baladi ya wad"...baladi mood no espectáculo*
 
Com especiarias, paixão e o fogo que me faz viver/dançar/amar*


Fotografia amorosa da Mamã Galina Efremova - uma das muitas belas imagens captadas na casa antiga de um mercador de Astrakhan (agora casa museu)* O carinho impregnado nestas fotos deixa-me sem palavras (sim, sei que tenho andado com falta de palavras...VIVER tem destas coisas!)