Colada ao famoso Teatro Bolshoi*, centro de Moscovo. |
Diante do Teatro Bolshoi* |
Depois de ter sido mimadíssima em Astrakhan, rumei até Moscovo onde também fui recebida de braços abertos por organizadores (Elen Ramiza, a Super Mulher que eu adoro), alunos, colegas e público.
Ainda ligada à corrente, rumei até ao centro de Moscovo (levada pelas mãos carinhosas da maravilhosa bailarina Marina Oganyan a quem dei aulas particulares nessa mesma tarde/noite) e cumprimentei a cidade como deve ser: de braços, olhos e coração abertos.
Dizer que fui surpreendida é pouco: pessoas que julgava não serem MESMO a minha praça revelaram-se seres maravilhosos com mundos em comum comigo; relembrei que não devemos "supor" conhecer quem quer que seja e que julgar o livro pela capa é meio caminho para uma vida bem mais pobre do que merecemos.
Com as queridíssimas colegas Warda Maravilha (adoro o nome!) e Sophie Armoza (hermosa). |
Momentos de apreço profundo pelo meu trabalho voltaram a multiplicar-se - vindos das mais previsíveis e imprevisíveis fontes - e os olhos humedecidos de emoção tornaram-se o pano de fundo dos meus dias e noites.
Relatório da Maravilha Moscovita:
Selfie no Kremlin de Moscovo* |
*Workshops: o coração explodindo, pessoas dançando e outras assistindo com algo belo comum (reconhecimento de alma para alma e uma reverência enternecedora em relação ao meu trabalho);
* Espectáculo: dançar com uma orquestra do Cairo (três dos músicos já tinham trabalhado comigo no Egipto) é um dado que fala por si. Não era a "minha" orquestra e nem sequer houve tempo para ensaios mas o resultado foi - tinha de ser! - mil vezes melhor do que quando sou "obrigada" a dançar com cd (música morta, sem sal, sem humanidade).
Explode, coração! Mais e uma e outra vez.
*Colegas: uma sorte incrível! Apanhei um grupo de Artistas que são simultaneamente mulheres lindas, interessantes, humildes, generosas e maravilhosas (por dentro e por fora). Impossível contar o quanto me ri e disfrutei com estas fabulosas mulheres.
Com a recém-descoberta irmã gémea Katlin Shafer (nascida no mesmo dia e mês que eu: 13 de Junho)* |
*Competições: fui público fascinado, mais do que júri. É este um dos encantos da Rússia: o nível técnico mais elevado do mundo (na minha opinião), a ousadia de tentar alargar os horizontes da arte e a seriedade que só podia vir de uma cultura que respeita profundamente a Arte*.
Coloquei-me em causa mais uma vez; admiti a validade de visões que não são as minhas; também eu ampliei horizontes e possibilidades. Grata, Moscovo! A aluna em mim regozija-se convosco e com o tanto que me ensinam.
*Coração: transbordando - mesmo. Sabe quem me conhece que não sou de diplomacias - não sou boa mentirosa. Por isso exponho a (agradável) verdade: a forma como Moscovo me recebeu confirmou o amor que sempre recebo nas minhas viagens pelo mundo.
Regressei exausta, realizada, feliz, entusiasmada e ávida de Renascimento*
Assim seja.
Actuando na "Karkadé Party"* |
P.S. O meu regresso à Rússia já está agendado para Novembro de 2014! Detalhes serão divulgados brevemente. A aventura continua...
Actuando no Espectáculo do Festival (orquestra de Safaa Farid) |
Um toque moderno no estilo "eskandaranie" com "mellaya" - com orquestra de Safaa Farid* |
No comments:
Post a Comment