Friday, July 11, 2014

Curso inédito de Joana Saahirah em Lisboa: o que as alunas dizem dele*



O curso inédito em Lisboa foi curto mas uma delícia e privilégio semanal. Entre viagens pelo mundo, consegui estar em Portugal todas as 4ª feiras (só faltei a uma!) para encontros que me aqueceram a alma.
Depois de terminado, eis como as lindas mulheres (alunas do curso) descrevem a experiência. Agradeço-lhes a presença e feed-back - ambos preciosos.
 
 
 
Eis algum dos comentários das alunas (grata, minhas lindas: conhecer-vos é adorar-vos):

"Bom, pra mim toda a experiência ao longo destes 4 meses foi mágica e enriquecedora, não só em relação à dança oriental mas sobretudo em relação à Vida e ao modo como devemos encará-la. Descobrir que a Dança e a Vida são o reflexo uma da outra foi imprescindível para saber que o que nos ensinaste para a dança podemos levar na nossa bagagem para a Vida. Acho que o que diferencia este curso e o teu método de tantas outras bailarinas é exatamente esta visão que partilhas no livro e que serviu de base a todo o curso.
 Foi o complemento teórico, principalmente, que me ajudou a abrir a mente, a aprender mais e mais, a puxar pelo espirito critico. As aulas online e o próprio livro foram excelentes! Nunca tinha tido aulas online do género e o método é excelente e permitiu uma maior partilha/troca e aproximação entre todas nós.
 O curso moldou a minha visão de dança oriental. 4 meses depois há coisas que considerava e já não considero dança oriental, o meu gosto aproxima-se mais do estilo genuinamente egípcia e passei a valorizar mais a música clássica egípcia. Também nas aulas práticas conseguiste passar muito bem as bases da dança egípcia que normalmente são subestimadas. Foi curto mas fez-me amar muito mais a Dança Oriental como Arte/Linguagem. Vai deixar saudades!! Obrigada."

Inês Seita


"O curso foi fantástico! Fez-nos crescer, aprofundar os nossos conhecimentos teóricos e práticos. As aulas online foram uma inovação muito produtiva, pois nada nos era entregue por mão beijada, tínhamos sempre de puxar pelo nosso melhor, teórica e emocionalmente, e claro, nas aulas práticas também "puxávamos pelo cabedal" Resumindo, foi um curso curto em tempo mas intenso, onde aprendi não só Dança Oriental egípcia mas também as raízes e o âmago dessa dança. Lições que ficam das aulas para nós em outras vertentes da nossa própria vida. O teu livro foi uma revelação em termos de aprendizagem, porque é profundamente sentido e transmite-nos essas lições que tu aprendeste e que ensinas agora: não é um livro de leitura superficial, é um livro em que sentimos que ficamos com o prazer, a dor, e todos os outros sentimentos que nos quiseste transmitir. Obrigada Joana Saahirah, e sempre que quiseres e puderes renovar este curso, conta comigo





"Gostei de tudo, principalmente das conversas que tivemos e das aulas online, não foi só fazer movimentos e técnica, ouve muita comunicação ,assim senti-me mais a vontade com as colegas e contigo, acho que o curso foi muito BOM, construtivo, e gostei muito de nos fazeres puxar pelas cabeça com jogos, perguntas etc. Gostei mesmo muito."

Magda Isabel



"Para mim foi um curso muito completo desde os temas a origem da dança ate a dança moderna, nas aulas práticas apesar dos movimentos básicos sempre com a importância da respiração e mudanças de peso. Não estou nada arrependida de me ter inscrito - pelo contrário e obrigada por concordares com a minha participação pois não deve ser muito confortável ter uma pessoa a olhar para o que as colegas estão a fazer, mesmo não tendo feito a parte pratica fui mais feliz a cada aula. Sem duvida fiquei uma pessoa mais orgulhosa de mim, mais confiante, com mais auto-estima. de certeza que vou entregar mais a minha alma e coração a dança e vou usufruir/curtir muito mais cada movimento e cada instrumento. A tua forma de ensinar para mim é sempre o que procuro pois faz-me ter mais prazer no que estou a aprender e ser mais auto-didacta para seguir o meu caminho, apesar de ter um grau de dificuldade maior para quem aprende para mim é mais estimulante e a informação encaixa melhor. Obrigada por seres tao divertida e ter tanta paciência nas aulas pois ésmuito meiguinha, não nos deste muito na cabeça. Vou seguir sempre a tua caminhada pois para mim és uma inspiração não só para a dança mas para a vida. Beijinhos grandes."

Ana Margarida
    

No comments:

Post a Comment