Sunday, January 17, 2010

Cairo, dia 17 de Janeiro, 2010


Trocas e paixao assolapada!

Qualquer artista vos dira que aquilo que faz so tem sentido se o publico existir.
Vou mais longe que isso quando afirmo e asseguro com toda a conviccao que a arte sera sempre feita a dois: entre o artista e o publico que a recebe.
Os espectaculos de ontem foram bem exemplo disso.
Tres espectaculos totalmente diferentes e moldados pelos publicos que me rodearam. Os dois primeiros espectaculos foram, simplesmente, MARAVILHOSOS e sera impossivel descrever o amor e reconhecimento com que fui banhada.
Muita gente de embaixadas e do Governo egipcio - que os gerentes consideram VIP mas que, para mim, sao exactamente o mesmo que qualquer outra pessoa que venha assistir ao meu trabalho. Egipcios que ja me conheciam e que queriam repetir a dose e simples desconhecidos que me apreciaram com um carinhoe um respeito que me deixam sem palavras.

Depois chegou o ultimo espectaculo da noite e ja estava eu preparada para mais uma sessao de fogo de artificio na Alma quando me deparei com um publico frio, desinteressado e arrogante (um grupo de italianos). Pensei que ainda conseguiria apanhar o touro pelos cornos (desculpem-me a expressao!) mas foi uma empresa falhada.
Sim, toda a gente estava atenta e bateu palmas quando era suposto bater.
Sim, havia sorrisos e camaras apontadas para mim.
Sim, ate havia um ocasional elogio atirado nao sei de que esquina mas nada disso pode compensar a frieza que senti durante todo o espectaculo.

RESULTADO:
O espectaculo, na minha perspectiva, foi um arrastar de momentos nao partilhados que morreram no percurso ate ao final da noite. A paixao e tudo aquilo que eu queria transmitir ao publico foi sendo deixado para tras como gomos de uva que vao caindo de uma cesta furada...
Triste.
E mais uma prova de que cada espectaculo sera sempre e somente construido pelo/s artista/s e pelo seu publico. Existe uma TROCA, eu dou e recebo. Sem isso, o espectaculo esta morto.

PEDIDO:

Pedindo a Deus que me envie sempre quem estiver preparado para receber o que tenho para oferecer. Ser feliz no palco e unir-me a quem esta ao meu redor...nao ambiciono nada mais.

PAIXAO ASSOLAPADA:
Detalhe curioso da noite:
Mais uma visitinha simpatica da policia passando vistoria a toda a minha equipa. Ja comeca a ser tortura...ou paixao?! Ainda ha poucos dias la estiveram e, novamente, ali estiveram eles vendo o meu espectaculo, procurando razoes para me causar problemas e querendo, por tudo neste mundo, falar comigo.
Cortesia dos gerentes: Nao deixar que os policias falassem pessoalmente comigo apenas por capricho (ou assedio). Os meus papeis de trabalho foram apresentados por terceiros e eu mantive-me sempre inacessivel, recolhida no meu camarim enquanto os abutres tentavam, por todos os meios, chegar a fala comigo.

Regressei a casa exausta. Para la de exausta...
A perseguicao que estes homens fazem a bailarinas como eu - que trabalham honestamente e honram a dignidade da cultura/danca egipcia com sacrificio e amor -ja passou a ser perseguicao e tortura psicologica.
Nao descortinei qual sera a verdadeira razao de toda esta pressao mas tem de haver um objectivo submerso neste absurdo.

Onde estao estes policias quando sitios/night-clubs como os da rua das Piramides estao cheios de drogas e prostitutas?
Onde estao eles quando os pachas deste Egipto passam as noites com garrafas de whisky numa mao e haxixe/cocaina na outra ( e com umas quantas prostitutas penduradas no casaco)?

No comments:

Post a Comment