Tuesday, March 16, 2010




Cairo, dia 14 de Marco, 2010

Os pes


Peco desculpa, novamente, pelos acentos que faltam a muitas letras destes ultimos posts. Isso nao se deve a uma ignorancia minha mas ao meu teclado egipcio (com que tenho escrito ultimamente)que nao possui as nossas pontuacoes.
Postos os pontos nos IS (sem o seu caracteristico ponto), aqui vai a minha homenagem aos Pes, essa parte anatomica que descuro tanto e que relembrei, finalmente, durante a minha viagem a India.

Como bailarina profissional, dependo dos pes em tudo. Sao a minha base, o sustento fisico e espiritual, o que marca o ritmo e o que me liga a Terra.
Importantissimos para mim e tao negligenciados...

Andei descalca 90% do tempo que passei na India (para meu deleite). A entrada nos templos (hindus, muculmanos, sikhs, budistas, etc) exige os sapatinhos a entrada amontoados em armarios caoticos onde se perdem as cores e as identidades dos seus donos.

Segundo o sistema de castas indiano, os pes correspondem a casta mais baixa, a dos Intocaveis. Isto deve-se, entre varias outras razoes, ao facto de que os nossos pes andam em contacto permanente com o mundo material e impuro (solo/chao) e estao a baixo do chackra da sobrevivencia, o mais basico de todos e mais proximo a nossa dimensao animal.

Os sapatos carregam, por isso, a carga de sujidade do lado mundano do Universo (para alem dos germes e afins das ruas em que caminhamos). Dai ter andando quase toda a viagem descalcinha da Sousa e feliz por isso. O meu lado cigano vem ao de cima muito facilmente... :)

Os aneis que se podem observar nos pes das mulheres indianos nunca sao de ouro
(profusamente usado na parte superior do corpo)mas de prata, considerado um metal menos nobre do que o ouro. Usar ouro nos pes seria uma ofensa a Deusa Lakshmi (Deusa da Riqueza/Abundancia espiritual e material) e a todo o sistema de crencas hindu.

Ca por mim, usava diamantes nos pes. Este seria o meu desafio as crencas hindus.
A minha fantasia de consumo sera sempre uma pulseira para os tornozelos e um anel para os pes em diamantes.

Nunca renunciando a minha realidade material, venero os meus pes como jamais o havia feito antes.
Mais um efeito secundario provocado pela India.

No comments:

Post a Comment