Friday, March 5, 2010

Portugal, dia 5 de Março, 2010


INDIA - VIDEO III/IV/V

Primeiro vídeo:

Procissão de casamento de uma família mais rica. Neste caso, a noiva vai ao encontro do noivo que se encontra num altar erguido para os variados rituais que compõem o casamento tradicional indiano. O noivo parecia que ía para a forca mas a noiva encontrava-se sorridente. A maioria dos casamentos indianos ainda são arranjados entre as famílias que comparam estatutos familiares, castas, condição económica e até cartas astrológicas para avaliarem que uma união será harmónica e próspera. O amor romântico, como nós o entendemos no Ocidente, não está em jogo nestes casos.





Segundo vídeo: Encontro dos noivos no altar. A riqueza e pormenor ostensivo das roupas, dos rituais, das despesas implicadas e de todo o protocolo associado ao casamento fazem com que raras pessoas se queiram divorciar e, eventualmente, casar de novo. A Índia é o país com a taxa de divórcios mais baixa do mundo!




Terceiro vídeo:
Este vídeo mostra uma parte da procissão de um casamento de umas casta pobre. O noivo é levado até à noiva (que o aguarda num recinto preparado a preceito)por um cortejo de familiares e populares que celebram (tocando e dançando) a união destes dois seres que pretendem "imitar os deuses" (Shiva e Parvati).


No comments:

Post a Comment