Saturday, June 25, 2011








Oh, assunto antigo...









Sim, é um assunto tao antigo mas, infelizmente, tremendamente actual.




Como as bailarinas profissionais de Danca Oriental sao tratadas pelo mundo fora - pouco mais do que "streap-teasers" de ar exótico - e, em concreto, no país que viu nascer esta ARTE: Egipto.







Nao estivesse eu em retiro literário lutando com palavras, memórias e vivencias complexas num mergulho que é a escrita do meu próprio livro, primeira razao que me fez mudar-me de armas e bagagens para o Cairo!









O fogo foi reaceso por um colega bailarino, Mohamed Shahin, que tentou escrever um texto bastante diplomático e patriótico sobre o estado da Danca Oriental no Egipto. Escreveu-o em minha defesa, segundo o próprio, e eu agradeco-lhe por isso mas nao creio que a mentira diplomática me defenda a mim ou a DANCA que todos amamos.









A verdade a ser ALTERADA ainda é que as BAILARINAS de DANCA ORIENTAL sao vistas por todo o mundo como uma espécie de "streap teasers" exóticas e, em concreto no Egipto, como prostitutas desprovidas de sentimentos ou valores éticos.



Ainda sao tratadas como carne para canhao e o sucesso no Cairo, em 99% dos casos, é pago com a venda do corpo e da alma através da prostituícao e dos jogos que os homens de poder cá do sítio adoram criar com mulheres desesperadas, ambiciosas e desprovidas de sentido de dignidade própria.







Trouxe para o Cairo a imagem de uma BAILARINA que, para mim, continua a ser SAGRADA. Tao SAGRADA como a MULHER em si.




O meu sucesso por cá é um caso RARO que une milagres a talento, perseveranca, loucura, capacidade de contornar TODO o tipo de obstáculos e uma pele de cobra que se me despega do corpo sempre que me oferecem uma facada nas costas, mais uma traicao, ainda outra desilusao...






ACEITAR e DENUNCIAR a VERDADE sobre a forma como as bailarinas sao tratadas no Egipto e no mundo nao significa ausencia de amor por este país que se transformou na minha casa, para o bem e para o mal.




AMAR significa ver as falhas e, ainda assim, seguir amando. Por isso amo o Egipto, apesar e até por causa das falhas que reconheco nas suas gentes actuais.

Afirmar que tudo é perfeito neste país e que a cama nao é a moeda de troca habitual entre bailarinas e seus patroes é pura MENTIRA e perda de tempo.



A situacao da DANCA ORIENTAL só mudará para melhor quando as MULHERES se respeitarem a si mesmas e exercerem esta danca como a forma de ARTE que ela, REALMENTE, é.

Que a ambicao esteja presente mas nao de forma desmedida, ao ponto de transformar Mulheres em animais que se vendem a si mesmas em troca de migalhas.

Que a DANCA ORIENTAL possa impregnar quem a pratique com o SAGRADO e com a BELEZA que a caracteriza para que as bailarinas regressem ao seu local de origem: o palco sagrado, o solo ritual que ligou - em tempos esquecidos mas nao desaparecidos - HUMANOS a sua dimensao DIVINA.






Até que isso suceda, continuarei a LUTAR como sempre fiz pela dignificacao daquilo que eu sei, desde o mais fundo da minha Alma, que é SAGRADO.

2 comments:

  1. Meu querido esposo sempre diz: "não paute sua vida em dinheiro". Pelos exemplos que tenho visto, pelas experiências pelas quais tenho passado, cada vez mais sinto que ele está certo.

    Acredito que nossa maior e melhor ambição deve estar no "ser" e não no "ter".

    Um beijo!

    ReplyDelete
  2. Faço minhas as tuas palavras!!!
    Embora em cenários diferentes esta também é a minha luta e sonho!
    Beijos grandes!!!

    ReplyDelete