Tuesday, June 7, 2011





Zumba catacumba!










Quem me manda a mim armar-me em curiosa? Quantas vezes ouvi dizer que foi a curiosidade que matou o gato?





E insisto. Insisto em querer experimentar coisas novas, saber o que se faz por ai, como rola e avanca (???) o mundo, como se danca noutras esferas e que novidades existem em todos os meios directa ou indirectamente relacionados com o meu.










Partindo dessa irritante e compulsiva curiosidade, aterrei numa aula de "Zumba". O proprio nome ja deveria ter sido aviso suficiente para mim. Zumba???





Zumba onde? Na caneca? No caneco? Eu diria para o caneco porque esta Zumba revelou-se rima direitinha com catacumba. Catacumba de morte. De aniquilicao. De homicidios culturais em catadupa...catacumba!










Oh, meus deuses e profetas acompanhantes!





Como fui eu parar a uma aula de Zumba no meu ginasio chic do Cairo?





Resumindo, eis o que descobri sobre a tal Zumba Catacumba:










1. Trata-se de mais uma tentativa desesperada de manter o pessoal nos ginasios e conseguir atrair novos clientes, mascarando exercicio fisico com macacadas e uma aproximacao pobre a varios estilos de danca que assim sao destruidos e desrespeitados sem o minimo sentido de culpa.















2. A professora certificada de Zumba traduziu varios termos em espanhol cheios de erros. Nada do que traduziu estava correcto. Eu calei-me porque nao tinha interesse em faze-la passar vergonha em frente de clientes mas engoli em seco e chorei. Ahhh...










3. Zumba consegue ser um autentico "serial killer" de ritmos latinos e respectivas culturas.





Um pobre cheirinho de cumbia, salsa, merengue, americano do "Far West" , etc...todos eles fora de tempo e misturando movimentos de boxe, aerobica e invencao mal sucedida de algum Xico esperto que sabe fazer dinheiro a partir da ignorancia alheia.





Ai, como doi!















4. Confirmei que sou uma autentica Mussolini do ritmo. Custa-me ver pessoal fora da musica, completamente alheios ao ritmo e melodia, assassinando danca, musica, cultura, beleza...tudo em prole de um "work out" criado por peritos de marketing.





Existe uma dor fisica que me ataca sempre que vejo alguem fora da musica, destruindo-a, ignorando-a, pisando-lhe em cima com os sapatos cheios de lama. Dor FISICA!!!










5. Nao consegui sorrir e descobri tambem em mim uma crescente propensao para me mandar ao pescoco alheio e, pouco gentilmente, espreme-lo. Sim, sou uma Jack Estripadora de pescocos em potencial. Admito-o.





A cereja em cima do bolo aconteceu quando a professora CERTIFICADA decidiu terminar a aula com musica oriental, contorcendo-se em movimentos primarios de donas de casa desesperadas aos quais ela chamou Danca Oriental. Fora da musica, claro esta! Fora de ritmo, fora de qualidade, fora de beleza, fora de tudo! Claro que sim...








Ter de seguir aquele arraial de fealdade e parvoice foi uma tortura para mim. Nem o meu "laissez faire", desportivismo, sentido de humor e o que me valha me VALEU.


As minhas maos dirigiam-se ao pescocinho da professora e foi apenas o meu auto-controle que nos poupou a todos. Por dentro, chorei. Deprimi-me ate ao limite. Chamei nomes a professora e a toda a estupidez do mundo e surpreendi-me ao saber que existem pessoas a fazer negocio destruindo musica, danca e culturas.










NOTA:





Quando sera que os ginasios e suas gerencias entendem que estas modas light de "fast food" para ignorantes se esgotam sempre e nao acrescentam nada a ninguem, a nao ser dividendos as contas bancarias dos espertalhoes que se lembram destas saladas russas?!

No comments:

Post a Comment