Tuesday, August 2, 2011



Feliz Ramadao para todos!




No Egipto diz-se "Ramadan karem", apregoa-se os bons pensamentos e suas correspondentes atitudes e jejua-se até ao por do sol quando as famílias se juntam em casa umas das outras e estranhos se unem nas ruas do país quebrando o jejum em uníssono, relebrando o bom espírito comunitário do Islao.


Aquilo que mais deveria ter perdido, a esta hora do campeonato, é a minha capacidade de ser ingénua. Mas, teimosamente, nao a perco. Agarro-me a ela como o puto de tres anos que deixado pela mae no jardim escola de plástico, pela primeira vez. Como o puto se agarra as pernas da mae, assim me agarro eu a minha ingenuidade e sigo acreditanto em milagres, boas intencoes e purezas minhas e de outrém.


Nao estranhem entao que ainda siga acreditando que o RAMADAO muculmano tem significado e surte efeito nalguns eleitos de terras egípcias ( e outros espalhados pelo mundo fora).

Cá por mim, fico sempre a espera do Pai Natal e dos presentes debaixo da árvore. Adoro Walt Disney e suas criacoes, por amor de Deus! Como pode um adulto gostar tanto de contos de fadas sem se assumir, orgulhosa e ridiculamente, ingénuo?!


Pois eu assumo-me. E espero, uma vez mais, que este Ramadao traga LUZ a mais e mais pessoas. Muculmanos ou nao.

Espero que os tramites, tradicoes anti-naturais e cruéis caiam por terra e só persista a PAZ e o AMOR no coracao das pessoas.

Espero, sempre e sempre e SEMPRE, que um tempo de reflexao como deveria ser o RAMADAO sirva para nos perdoarmos a nós e a quem nos tem ofendido (como diz a reza crista/católica que recordo das visitas a igreja com a minha avó).

Espero que o pessoal engane menos, minta menos, roube menos, perca menos tempo em engendrar esquemas para "lixar o próximo" e mais esquemas dignos para se construir a si mesmo e ACRESCENTAR coisas boas ao mundo, em vez de as destruir.


Espero a Inteligencia, mesmo de cérebros adormecidos ou jamais utilizados.

Espero os milagres porque é deles de que sao feitos os SONHOS e todas as POSSIBILIDADES.

Milagre pode ser, como o sinto, uma combinacao de empenho pessoal, intencao e accao focalizadas, muita loucura e confianca em nós mesmos e asas abertas para voar.


Espero MILAGRES neste Ramadao.

E surpresas bonitas, a par com as desagradáveis que existem para equilibrar as equacoes emocionais e treinar a nossa capacidade de sobrevivencia e VIVENCIA.


Espero silencios que contem toda a música do Universo e actos espontaneos de bondade que contradizem a selva em que se tornou este país que eu amo.


Espero de mim e dos outros. Exactamente a mesma coisa...

No comments:

Post a Comment