Friday, February 15, 2013

O início da Jornada (mais viagens lunares*)

O que fui descobrir!:)
Este meu período tão intensamente lunar tem trazido surpresas deliciosas e assim me re-conecta com o chão do qual nasci e do qual jamais me separei, verdadeiramente. É bom saber que consegui aprender, vencer, singrar num mundo oposto ao meu e caminhar sobre a lama sem -alguma vez - nela me ter sujado. Ter visto tanta maldade e escuridão mas - ainda assim - não me ter endurecido e escurecido a mim.
Dos baús lunares que me caem no colo cabem estas imagens (da autoria de Jaime Carita) tiradas numa das minhas primeiras actuações como "profissional" de Dança Oriental. Reconheço-me no que re-vejo enquanto sinto que apenas passaram dez anos mas que parecem cem devido à intensidade e quantidade de vida que por dentro da minha ponte já passou.
Celebrando o passado para melhor me sentar no trono que para mim construí e para que as asas se fortaleçam com o orgulho no chão já pisado. Neste baú lunar cabem também as primeiras entrevistas que dei em Portugal a vários canais de televisão num período de lançamento da minha carreira e dos primeiros passos da Dança Oriental em Portugal (muitas risadas , bençãos, sucessos, Amor e vitórias vêm por aí!:).




P.S. Descobri também uma cassete (sim, daquelas que se enrolavam com uma esferográfica - do tempo da Maria Caxuxa, portanto!) comprada à primeiríssima pessoa que me deu a conhecer a Dança Oriental e que assim mudou toda a minha vida: a Profª. Prisca Diedrich (o meu carinho, saudade e gratidão estão sempre com ela). Dentro da cassete vem um panfleto escrito pela Prisca que diz:
"Dança Oriental :
 
União
Corpo
Mente
Espírito
Através da experiência e expressão de si própria.
 
Método pedagógico
"Aprendizagem experimental" baseada na síntese entre o prazer do movimento e a assimilação prática de técnicas específicas.
 
"O QUE DANÇO
SOMA-SE, ASSIM, A
COMO DANÇO
E A
O QUE SINTO A DANÇAR."
É lindo ver como aquilo que a Prisca ensinava e que me fez apaixonar - e reencontrar-me - pela Dança Oriental continua mais vivo do que nunca em mim e em todas as áreas da minha carreira (espectáculo, ensino, coreografia, escrita). Abençoados todos os professores que, como a Prisca, nos abrem janelas fora e dentro de nós mesmos.

No comments:

Post a Comment