Monday, June 2, 2014

Acreditar* (começa e acaba em nós mesmos)

Citação de um dos meus livros favoritos "The Help" de Kathryn Sockett
 
A vida tem uma forma peculiar de desarmar-nos constantemente. As aparências enganam; as pessoas mudam (nem sempre para melhor); os "inimigos" revelam-se amigos e os amigos revelam-se inimigos.
Dizem-nos que o sucesso é bom - certamente que é (especialmente quando é merecido e conquistado com valor e integridade) mas ninguém nos diz que ele tem um preço e que nos isola. O sucesso - a longo prazo, particularmente - tende a criar invejas, antipatias gratuitas e afastamento daqueles que nos são mais próximos. É como se a nossa luz contínua trouxesse as frustrações alheias à tona de água; sem explicações nem lógica, tornamo-nos símbolos de tudo o que "eles" (amigos e estranhos) não alcançaram, fizeram ou experienciaram. Não é fácil compreender estas (e outras fraquezas) humanas.
A vida mostra-me - uma vez mais - que o mundo à nossa volta nem sempre nos apoiará ou desejará bem. Por vezes, são aqueles que dizem amar-nos que menos nos apoiam e acreditam em nós. É precisa a maturidade - e a força - para sermos nós mesmos a ACREDITAR sem depender de palmadas nas costas alheias.
Se eu não gostar de mim, quem gostará? - Dizia o reclame de uma marca de leite.
Se eu não acreditar - persistentemente - em mim, quem acreditará? É essa a questão.
 

 


No comments:

Post a Comment