Thursday, June 5, 2014

Apenas duas palavras: ORGULHO & RESPEITO*



 
 
 
 
 
 
Sentindo-me (profundamente) orgulhosa de mim mesma. Just one word: RESPECT.
Excertos do meu próximo livro
Trilogia "Diário do Egipto":

"A previsível conversa entre mãe e filha não tardou em chegar -também a minha mãe achava que permanecer no Cairo, dadas as circunstâncias actuais, era uma loucura inútil. Como qualquer mãe mentalmente saudável faria, ela tentou mostrar-me o risco de ali ficar sozinha com as condições – ou falta delas - que se me ofereciam. Que faria eu, sem trabalho ou qualquer apoio? Se viera para dançar profissionalmente e isso me era vedado por lei, que ficaria eu a fazer naquele país inóspito quando a minha vida já lançada me esperava em Portugal, apenas à distância de uma viagem de avião?
-As portas estão fechadas, Joana! Todas fechadas.

Não se trata de não ver o sentido destes argumentos. Vi-os, como vejo hoje. Mas acredito que as grandes decisões da nossa vida não são tomadas a partir da Razão e da sensatez. Num lapso de pensamento, no vazio que separa uma inspiração da outra existe um espaço sagrado onde só a nossa Alma vibra e foi nesse território invisível que tomei a decisão de ficar - apesar das aterradoras tempestades anunciadas no horizonte."

 ***
 

 
 
 
Escolhas: são elas que nos definem – a nós e às nossas vidas.

 Quase não nos apercebemos da sua importância porque elas se disfarçam de pequenos nadas, bolas de sabão, instantes quotidianos que, somados, esculpem a vida e o que dela decidimos fazer. Repara, querido/a leitor/a: há quem crie Oceanos com uma tempestade e quem prefira o conforto da morte por afogamento.  

ESCOLHAS. 

 De decisão tomada – sim, ficaria no Egipto para o que desse e viesse – e casa nova alugada na zona de Heliópolis, chegou o temido dia de ir levar a minha mãe no aeroporto e voltar a casa sozinha com duas mãos cheias de nada, uma lei injusta que me impedia de seguir o meu sonho e uma mente labiríntica, fértil em busca de saídas e esperanças renovadas no meio das cinzas. "
 
Por Joana Saahirah - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS



No comments:

Post a Comment