Faz-me cá uma confusão!
Sempre me fez: os preconceitos, ignorância e estupidez em que caiu um país - outrora - tão evoluído como o Egipto. O CORPO da Mulher - considerado agente de "fitna" (provocador da desordem-caos) está a ser atacado, mais do que nunca. Com o seu CORPO limitado, tapado, agredido, remetido para a caverna medieval da esfera estritamente doméstica, a MULHER vê a sua IDENTIDADE e LIBERDADE anuladas. Porque o CORPO não é apenas matéria separada da mente, do coração ou da alma. O CORPO é parte ESSENCIAL de quem somos e, sem dúvida, a materialização do nosso espírito, inteligência e emoções.
Porque será que as Religiões do Livro (Judaismo, Cristianismo e Islão) condenam o CORPO à vergonha, à culpa e à repressão?! Porque será que essa repressão coincide com o medo-ódio pela DANÇA ORIENTAL? É simples: um CORPO LIVRE e EM MOVIMENTO CRIATIVO equivale a uma MENTE - igualmente - LIVRE e em MOVIMENTO CRIATIVO e não existe nada mais perigoso (para poderes opressores) do que um SER HUMANO LIBERTO de amarras.
O Corpo é poesia; a mente pode ser corpo e a ALMA é - qualquer bailarina que se preze vos dirá! - o CORPO sublimado, enterrado na terra e ampliado, simultaneamente, até ao mais alto dos Céus.
CORPO LIVRE = DANÇA.
CORPO LIVRE + DANÇA = CONSCIÊNCIA, INTELIGÊNCIA LIVRE, CORAÇÃO ABERTO e mais umas quantas pimentas que nos tornam impossíveis de domesticar, aprisionar, limitar, matar.
Lindo - e bizarro - não é?!
No comments:
Post a Comment