Thursday, October 29, 2009



Cairo, dia 29 de Outubro, 2009


"Show de Derviches do Cairo e a alma do Cairo antigo"


O Egipto jamais tera fim para mim. Tesouro atras de tesouro, aqui vou desvelando as tantas verdades e riquezas que este territorio de alma imensa encerra.
Estou apaixonada. A cada dia que passa, apaixono-me mais e mais como se de uma obsessao se tratasse. Amor/odio, assim sera sempre a minha relacao com o Egipto que me acolheu.


Show de Derviches do Cairo, uma vez mais...
De braco dado com a minha assistente e dois amigos que desconheciam os terrores e maravilhas do mercado do "Khan El Khalili", la fui eu corajosamente para uma das zonas que mais evito devido ao barulho, rajadas de turistas que me incomodam de forma estranha e as melgas fantasticas que sao os vendedores daquele centenario mercado.








O show dos Derviches no Palacio "El Khoury" foi, como de costume, fantastico.
Alma, alma, alma. Aqui esta a definicao que encontro para descrever o que se passa todas as Quartas-feiras e Sabados naquele palacio magico em pleco coracao do Hussein.
Cada musico traz algo de unico e irrepetivel ao show e a cada nota eu subo ao ceu.
Mais uma prova que Deus ama a ARTE e que a ARTE sera sempre, contra ignorancia e preconceitos milenares, um veiculo de ouro para se chegar a ELE.

Panquecas egipcias e afins...
Nao podia deixar de levar o pessoal as panquecas egipcias com mel e "eshta" a mistura. Demasiado doces e absurdas. Tipicamente egipcias, portanto!




A minha assistente Nagle vestiu-se com uma roupa que a minha querida progenitora ( e poetisa do povo) lhe enviou dentro das minhas malas sobrecarregadas e andava feliz da vida pavoneando-se pelo mercado, sentindo-se uma Cinderela oriental.








Acabei com as maos pintadas de "henna", outra das minhas perdicoes. Tinha que ser!








Incenso, amuletos para o mau olhado, materiais para os meus trajes (pour moi e para outras bailarinas!), panquecas "take away" para comer mais tarde, alguns cds e dvds com musicas antigas e muitos risos. Os egipcios possuem o melhor e mais refinado sentido de humor do mundo!

No comments:

Post a Comment