Monday, October 5, 2009

Cairo, dia 5 de Outubro, 2009


"Imagens de momentos especiais da minha passagem por Portugal"



A perspectiva com que vejo a realidade que me rodeia ha-se ser sempre especial.


Sera feitio ou defeito?! Seja o que for, aqui vai - sempre - uma visao muito pessoal de momentos que eu considerei especiais por razoes que nao se poderao traduzir por palavras.

Ja fui acusada - quase, quase sempre nas minhas costas, fazendo justica a fama dos cobardes - de coisas muito caricatas.


As criticas construtivas de quem nos quer bem e nos espelha chegam face a face com a coragem de quem nada tem a esconder. Essas criticas serao sempre bem-vindas porque a vida ja tatuou uma especie de humildade que ve o crescimento como mais valioso do que o Ego.


Assim sendo, eis aquilo de que sou "acusada" por portas travessas e, curiosamente, por gente que nao me conhece pessoalmente:


1.Ser egocentrica (sim, sou e penso que todos os artistas o sao, na verdade). A ultima vez que me chamaram este bonito nome fui tocada por um momento de iluminacao. Ah, ah...sim, senhor...eis algo que tenho de trabalhar.




2.Vaidosa (e sou, sim senhora...muito vaidosa de "moi memme" e com muitas razoes para isso que nunca passaram pela aparencia fisica ou sucesso profissional).




3.Arrogante (esta sempre me deixou perplexa porque nao me considero minimamente arrogante, bem pelo contrario). Sou orgulhosa de mim mesma, respeito-me profundamente e gosto imenso de mim mesma. Plus, sou timida. Tremendamente timida, embora nao o aparente ser. Dai poder dar a impressao de ser arrogante. Mas, caros criticos, com esta nao se safam!




4.E...tchan, tchan, tchan, tchan... demasiado "pessoal" nas coisas que vou dizendo e fazendo em termos de danca, ensino, escrita e afins.







Quando gosto, gosto. Quando nao gosto, digo-o na cara de quem seja. Assim sou eu. Demasiado directa, talvez. Nada de filtros entre o que penso/sinto e aquilo que sai ca para fora.


Nao quer dizer que nunca tenha ouvido falar da valiosa arte da diplomacia (ou da mentira mascarada de bons modos) mas nunca me pude habituar a ela. Nao me sai...que fazer?!


Tenho o coracao na boca em termos pessoais e profissionais.


Isso incomoda muita gente. Podera alguem agradar a gregos e a troianos?

Eis a questao: Como nao ser pessoal na minha vida privada (pessoal, pessoal, pessoal...perdoem o pleonasmo) e no meu trabalho?!


O trabalho de cada artista tem sempre de ser pessoal, na minha opiniao. A nossa arte - bailarinos, cantores, actores, pintores, etc - compoe-se de memorias, vivencias e material vivido e, por isso, tem de ser pessoal.


Sim, tudo o que eu fizer sera PESSOAL. Demasiado, absolutamente, absurdo de tao pessoal. Tal como eu, excessivamente pessoal.

Quem gosta, gosta. Quem nao gosta...olha...plantando batatas e couve galega!


ATENCAO QUERIDOS CRITICOS...AQUI VAI MATERIAL FRESQUINHO PARA VOS, ENTREGUE DE BANDEJA "POUR MOI":

(De onde me veio esta do "plantar batatas", nao sei...ate cheguei a falar desta referencia agricola em plena entrevista num programa da TVI....que se passara comigo?! Fui mordida por um bicho estranho?!)


Imagens estampadas na memoria dos meus afectos...Aqui seguem algumas delas (apenas eu lhes sei dar sentido) ...

No comments:

Post a Comment