Wednesday, November 11, 2009



Cairo, dia 10 de Novembro, 2009



"Sabedoria para colocar em practica"



Cheguei a poucas, muito poucas conclusoes ate hoje. A frase que melhor me definiria vem de um "antigo" amigo meu chamado Socrates (nao o actual presidente da Republica e celebre impostor mas outro, bem mais antigo e bem mais sabio, o Socrates filosofo que viveu no sec.V A.C. da fertil Grecia antiga): "SO SEI QUE NADA SEI."

Esta frase resume-me ate a mais infinita particula do meu Ser.


O mundo perdeu uma filosofa - ou professora de Filosofia - e ganhou uma ARTISTA. Se o Destino nao tivesse querido ser ironico e generoso comigo, eu teria entrado em grande na Universidade Classica ou na Nova frequentanto o curso de Filosofia no qual entrei imediatamente. Quis a Vida - e a minha luta pessoal, como sempre - que eu entrasse com louvor para o Conservatorio Nacional de Teatro e Cinema. Esse golpe de "Sorte" (?!) definiu tudo o que se seguiria...


A fantastica experiencia de vida que tenho acumulado ensinou-me que FILOSOFIA ou qualquer tipo de teoria ou Sabedoria nao valem NADA se nao forem colocadas em pratica.

O exercicio da Filosofia sera, antes de mais nada, aprender a USAR a cabeca nas suas mais diversas funcoes (mental, intuitiva, racional e irracional).

Aprender a QUESTIONAR, a COMPREENDER e a VIVER MELHOR.


Assim sendo, tento colocar em pratica o Conhecimento que chega ate mim.


Aqui vao perolas de Sabedoria que podemos vivenciar. Entre o peso do Destino e o peso das nossas proprias maos -ambos construtores do nosso percurso de Vida - existe tanto que podemos fazer.






"A vida tem um lado claro e um lado escuro, pois o mundo da relatividade e' composto de luz e sombras.





Se voce deixar que os seus pensamentos se ocupem com a maldade, voce tornar-se-a feio.

Veja o bem em tudo e voce observara a qualidade da beleza."

Paramahansa Yogananda, "O Mestre Disse"





"Nao se ocupe com os defeitos dos outros.

Use o po magico da sabedoria para manter limpas e impecaveis as dependencias da sua propria mente.

Pelo seu exemplo, outras pessoas sentir-se-ao inspiradas a fazerem a sua propria limpeza interior."


Paramahansa Yogananda



"Eu nada espero dos outros;

Logo, as suas accoes nao se podem opor aos meus desejos."


Swami Sri Yukteswar, "Autobiografia de um Iogue"




"Mantenha no seu intimo um santuario secreto, onde nao sera permitida a entrada das oscilacoes de humor, das aflicoes, das lutas ou da desarmonia. Todos os sentimentos de odio, vinganca e desejos em geral devem ser deixados do lado de fora.

Neste refugio de paz, Deus visita-lo-a."


Paramahansa Yogananda , "Licoes da Self-Realization Fellowship"




"A libertacao do homem pode ser definitiva e imediata, se ele assim o quiser;

nao depende de vitorias externas mas internas."


Paramahansa Yogananda, "Autobiografia de um Iogue"









No comments:

Post a Comment