Friday, November 27, 2009


Cairo, dia 27 de Novembro, 2009


"Aid Mubarak a todos (e a todas as religioes)"


Festeja-se a Grande Festa muculmana (ou, em arabe, "Il Aid Kibir") representando a historia de Abraao e o que esta conta sobre a submissao a Deus e a fe incontestavel no seu Poder e Sabedoria.

Abraao preparava-se para matar o proprio filho -segundo as ordens de Deus - quando se ve poupado desta provacao, recebendo a possibilidade de sacrificar um carneiro no lugar do seu filho. Daqui nasce o "Aid Kibir" e desta celebracao vem o "estado de sitio" em que se encontra o Cairo.

Tal como acontece no Natal dos cristaos, as familias reunem-se e trocam presentes entre si, a maioria do comercio fecha e matam-se carneiros um pouco por toda a cidade.


Hoje despertei com o som do cortar da carne na cave do meu predio e com a visao maravilhosa dos vendedores das peles de carneiro apregoando o seu produto a alta voz em frente a minha casa. Por vezes, sinto que o Cairo nao saiu da Idade Media.

Esta cidade desconcerta-me e encanta-me.


As matancas tiveram lugar ontem e hoje, sexta-feira "santa" para os muculmanos, as familias estao reunidas cortando e cozinhando a carne e partilhando companhia, presentes e, espero eu, amor entre si.

A diferenca entre as religioes desaparece quando assistimos a estas manifestacoes de comunhao e fe em Deus. Parece-me absolutamente obvio e claro que TODAS as religioes falam exactamente do MESMO.


"AID MUBARAK" a todos, de todas as religioes (incluindo aos que nao professam nenhuma religiao).

No comments:

Post a Comment