Sunday, November 15, 2009



Cairo, dia 15 de Novembro, 2009

“Compras à ocidental”

Ir às compras no Cairo pode significar muitas coisas.
Existem todo o tipo de mercados para todo o tipo de bolsas.
Como bailarina no activo, tenho de me abastecer constantemente de tecidos e materiais variados “baladi” e “made in Egypt” mas também tenho de comprar maquilhagem e coisitas que se podem considerar ocidentalizadas.

Hoje fiz compras num moderno “shopping mall” à beira do Nilo e senti-me quase, quase, no Ocidente. “Starbucks”, franchising the várias lojas de roupa que se podem encontrar em Milão como em Nova Iorque e o desejo de que ninguém “me fritasse a paciência” (sonho arrojado para quem circula diariamente no Cairo!).

Poderia ter estado em Portugal ou em Inglaterra não fossem os seguintes sinais óbvios de que, surpresa SURPRESA, estou no CAIRO:

Seguranças e polícias à fartasana totalmente inúteis e sem nada para fazer senão assediar mulheres transeuntes (qualquer coisa que se mova e use saias);
TODO o centro comercial com os olhos postos em mim sem razão aparente. As ajudantes e vendedoras das lojas saem dos seus postos de trabalho para me fitarem de cima a baixo e comentarem entre si, bem como os rapazes e homens de todas as idades que por ali circulam e trabalham (trabalham?!).
O Sagrado Corão tocando por todo o Centro Comercial como pano de fundo. Sem comentários.
Homens perseguindo-me nos corredores do centro comercial sem que ninguém intervenha ou o encare como algo estranho.

Ahhhh...o prazer de fazer compras...indescritível!
Eu que nem sou uma fã de compras, acabo por evitar ao máximo ter de entrar em centros comerciais por estas e outras razões. Já me exponho todas as noites e em tudo o que concerne o meu trabalho. Gosto que a exposição TERMINE onde termina o palco e as luzes. Ser observada e perseguida onde quer que vá mesmo fora do meu âmbito profissional começa a ser demasiado para os meus já frágeis nervos.
Se algum egípcio que saiba português estiver a ler o meu BLOG neste preciso momento, por favor, mas POR FAVOR, diga aos seus conterrâneos para se ocuparem de assuntos mais produtivos que não o rabo do mulherio.
PLEASE!
As mulheres egípcias e de todo o mundo agradecem.

No comments:

Post a Comment