Wednesday, May 26, 2010



Cairo, dia 26 de Maio, 2010

Comidinha egipcia no Cafe Naguib Mahfouz

Ainda nao foi desta que peguei num dos livros do Nobel da Literatura egipcio,
Naguib Mahfouz.
Andei la perto - no cafe com o nome dele - mas o livro sera para depois...quem sabe...quando...

Nobel ou nao, ja la vao dois livros do autor em que pego e largo imediatamente. Parece-me tudo, na minha infinita ignorancia, meio pastoso e excessivamente descritivo. Talvez seja eu que ando com pouca paciencia. Pode ser...
Mea culpa, I guess.

Com o livro de Naguib Mahfouz - PALACIO DO DESEJO - nas maos, la fomos (eu, mais tia e maezinha) gozando de algumas das mais simples e maravilhosas iguarias egipcias:
Paozinho feito no formo a moda camponesa, sopa de lentilhas e fallafel (entre outras coisas que ficaram demasiado esquisitas nas fotografias). Como a maior parte dos meus dias normais nao passa de espectaculos e preparacao para espectaculos, o prazer da mesa fica guardado para quando vou a Portugal. Sair, com tempo, para comer no Cairo ja comeca a ser um luxo.

LOCAL: Hussein, interior mercado de Khan el Khalili.

REDONDEZAS: Compostas pelas famosas melgas egipcias que desconhecem o significado da palavra NAO e que nos tentam impor os seus produtos a base de insistencia enlouquecedora.

FACTO CURIOSO: Ter sido reconhecida como bailarina (Joana, il rakasah mashoura = Joana, a bailarina famosa, nas palavras dos ditos cujos) por varios comerciantes da rua principal do Khan el Khalili.
Isto valeu-me alguns descontos especiais e relativo respeito e deferencia por parte de toda a rua. Embora fosse sem maquilhagem, com jeans e uma camisa estilo saco de batatas (para evitar o assedio), o reconhecimento deu-se e o facto de me ter protegido ( a mim e as minhas cachopas) de melguices e assedios irritantes foi algo que me soube muito, muito bem...

Mmmmmmm....as delicias da fama local...
Da sempre jeito!

No comments:

Post a Comment