Thursday, May 27, 2010




Cairo, dia 27 de Maio, 2010

INSCRIÇÕES JÁ ABERTAS E LIMITADAS PARA OS MEUS WORKSHOPS DE PORTUGAL

O programa completo dos meus próximos workshops em Portugal já se encontra disponível neste blogue (ver posting anterior a este).
As inscrições estão, oficialmente, abertas e serão LIMITADAS para que possa trabalhar mais proximamente com os alunos inseridos no evento.

Os temas a serem abordados são da minha especial preferência e, não coincidentemente, representam dois estilos muito diferentes dentro daquilo a que se chama DANÇA ORIENTAL.

*** O grande compositor Mohamed Abdul Wahab
será abordado por mim num dos workshops de uma forma total e que lhe faça justiça como um dos grandes compositores do Século XX.
O artista ficou conhecido por revolucionar a música egípcia, abrindo-a às influências da música do mundo sem que o sabor oriental se perdesse.
Compositor de eleição de Om Kolthoum e ídolo da sua época, o cantor/actor/compositor transformou a forma como os seus contemporâneos escutavam e valorizavam a sua música e legou algumas das mais fabulosas peças musicais para dança de todos os tempos.


*** As Ghawazy e o folclore beduíno serão outros temas abordados neste evento e aqui reside muita da história da Dança Oriental.
As famosas ciganas egípcias da rua de Mohamed Ali marcaram um estilo e uma época, trazendo consigo a sabedoria e o sentimento de séculos atrás.
Vocabulário de folclore beduíno e das ruas de todo o Egipto numa peça musical celebrizada por Naima Akef.


O QUE ME TIRA O SONO:
A excitação de ensinar algo tão essencial e valioso aos alunos é uma perspectiva que me alicia.
O vocabulário e conteúdos de ambos os workshops são tão diferentes quanto complementares e darão uma perspectiva totalmente universal e artística daquilo que é a VERDADEIRA DANÇA ORIENTAL.

Serão todos muito BEM-VINDOS!

2 comments:

  1. Olá.
    Boa tarde.
    Há já alguns anos, que descobri a música árabe e a Dança Oriental. Confesso que fiquei completamente fascinada com o "som" que ouvia; com os movimentos que ela, subtilmente, despertava no meu corpo... O que eu queria era descobrir mais as suas origens, a cultura em que estava (e está) integrada e tudo o que a ela está associada.
    Aliás, desde a minha adolescência (altura em que comecei a descobrir os "mistérios" do Antigo Egipto), que sinto uma enorme vontade de conhecer esse local. Por vezes, quando fecho os olhos, tento imaginar os seus cheiros; as suas cores; o sol quente; o toque da areia do deserto... Que sensação única, certamente!!!
    Em 2007, quando fiz 21 anos, a minha irmã ofereceu-me o Dossier de Dança Oriental, escrito por si, o qual trazia um postal. Não estava nada à espera que a minha irmã me surpreendesse assim! E ainda bem...
    Três anos depois, mais propriamente em Março de 2010, consegui (finalmente) um local para aprender dança do ventre, com um horário compatível com o meu. Já lá vão três meses (e uns dias :-D) e como a minha vida mudou (para melhor, diga-se): sinto-me mais leve, mais solta, mais bondosa, sensível... já não tenho dores nas costas :-D (que lá de vez em quando, resolviam "aparecer")... sinto-me mais una com o Universo e comigo própria... Sei que tenho muito que aprender na (e com a) Dança Oriental e quero aprender tudo a "que tenho direito"...
    Como a Vida reserva sempre surpresas para nós, entretanto, sonho com o dia em que serei capaz de criar uma coreografia só minha e em que a poderei dançar sem limitações(para mim e para o Cosmos) no meio do deserto, com o vento a bater-me no rosto e a areia a envolver-se na minha dança.
    Muito obrigada por partilhar o seu amor por esta dança tão mágica e parabéns por ter seguido o seu sonho (certamente com receios e/ou incertezas), continuando, diariamente, sem desistir... É um exemplo...
    Tal como escreveu no postal que enviou com o dossier, talvez um dia "nos encontremos levadas pelos caminhos e galáxias orientais"...

    Com carinho,
    Liliana Brandão.

    ReplyDelete
  2. Querida Liliana, que alegria receber uma noticia tua.
    Pois que o postal - com o que eu te escrevi - se materialize e nos encontremos num futuro proximo.
    Mais que tudo, que a Danca Oriental possa ser um caminho de Alegria pura para ti!

    ReplyDelete