Monday, September 20, 2010

Cairo, dia 20 de Setembro, 2010


"O que mais me irrita (e não só no Egipto...)!"

Eu até tenho evoluído para uma versão mais tranquila de mim mesma. Até já consigo controlar as minhas reacções impulsivas e explosivas em 90% das ocasiões (não queiram presenciar os restantes 10%).

Já penso "mais além" e não destruo a torre assim que algo implode cá nas entranhas...deixo tudo fluir de uma forma que até vai contra a minha natureza apressada...mas...há coisinhas irritantes que me fazem saltar a tampa e essas, infelizmente, estão por todo o lado (não são exclusivo do Egipto embora se encontrem por cá com "irritante" frequência).


Vejamos a lista das delícias que me deixam periclitante (homenagem à minha querida Guidinha):


1. Travagens bruscas consecutivas....tipo "ihhh....it...ih....ih.....ih....ih...." sem necessidade e de forma exaustiva. Será que nunca lhes foi ensinado (aos condutores de táxis e afins) que existem MUDANÇAS no carro e que estas devem ser utilizadas para reduzir velocidade, recorrendo aos travões apenas em situações que requiram uma paragem brusca?!


"ih...ihhh....ihhh.iiih....." AAAIIIIIIII....dá-me náuseas e transforma-me numa máquina mortífera capaz de dar uma chapada a um ursinho de peluche.

Numa cidade como o Cairo onde existem milhões de condutores e quase nenhum aprendeu a conduzir, as travagens que me causam náuseas são mais que muitas...


MUITO irritante.


2. Estupidez extrema.


Esta é outra bem frequente cá por estes lados. Será impressão minha ou os cérebros deste lado do Nilo funcionam a vapor, mal e lentamente?!
Não é que eu seja um Einstein ou lá perto. Pois não sou. Tenho - algumas vezes - atitudes, reacções e pensamentos dignos da inteligência de um molusco fora de água mas opero na base da inteligência "mínima" com laivos de sensatez e alguma esperteza relativa.
Considero que devia haver um mínimo de inteligência exigido para se saír à rua e conviver com outros seres humanos. Ser demasiado estúpido devia dar direito a multa...e que tal?

Como há a idade mínima para conduzir oupara emborcar uns vodkas e tal...se existisse uma forma de evitar estupidez extrema eu seria uma pessoa mais feliz.

No Egipto, em particular, veêm-se casos de uma estupidez tal que chega a roçar a genialidade. Os extremos tocam-se, é esse o meu consolo!


3. Incompetência e "deixa andar", tão típicos dos egípcios e tão perto dos portugueses.
Tudo fica para amãnhã e tudo parece ser feito à base do mínimo esforço.
Como sou membro honorária do Clube do "TUDO ou NADA", acho que devemos dar o nosso melhor nas tarefas que nos propomos realizar. Mas isto sou eu que sou esquisita e ando contra a corrente.
Ainda assim...irrita-me.

4. O pessoal que responde uma chamada telefónica assim:
"Allllllllllllôoooooooo.....tou sieeeeemmmmm...." tipo tias-tios de Cascais com o L afrançesado e as palavras estendidas por esse caminho fora....
Irrita-me.
Como me irrita a arrogância, a presunção dos ignorantes, a inveja e a cobiça de quem não pode ou não quer fazer pela própria vida e perde o seu tempo a olhar para a vida dos outros, os cabelos colados aos lábios quando uso "gloss" num dia ventoso, as filas de espera onde só a leitura esfomeada dos meus queridos livros me salvam de ataques histéricos, etc...

Gostava de ser menos "irritadiça" mas ainda não cheguei lá. Para se ser Dalai Lama, tem de se comer muita sopinha de espinafres e viver inúmeras encarnações no limbo entre a humanidade comum e o Iluminado...
A caminho...da Humanidade em mim..."full bloom", da Luz...com menos irritações...

2 comments:

  1. =)

    Adorei esta ideia, também a partilho: «Considero que devia haver um mínimo de inteligência exigido para se saír à rua e conviver com outros seres humanos. Ser demasiado estúpido devia dar direito a multa...e que tal?»

    Beijinhos e que continues a pessoa forte e lutadora que és. Brilhar custa, mas é muito bonito ;)

    ReplyDelete
  2. Querida Basimah, obrigada pelo teu comentário.
    Brilhar não custa porque é essa a nossa natureza mas ir contras as marés de ignorância e preconceitos não é tarefa fácil.Enquanto Deus me der este FOGO, seguirei em frente...:) Abraço carinhoso para ti!

    ReplyDelete