Tuesday, January 29, 2013

Ensinar é: Humano (VALORES na Dança Oriental)

Via: Cris Farah  Bellydance (Página "Silêncio! Meus quadris estão falando.")



Quanto mais os meus horizontes de expandem (alargando-se do Egipto ao mundo inteiro e - proximamente - a outras galáxias) reforça-se a ideia de que a Missão de ENSINAR Dança Oriental não passa apenas por transmitir técnica de dança, cultura, coreografias e todo o espólio de MATERIAL DIDÁCTICO que todos os PROFISSIONAIS deveriam conhecer e transmitir.

Chega-me com a clareza de água pura a noção de que são VALORES e uma NOVA MENTALIDADE que esta dança traz no seu bico de andorinha e nas suas asas de eterna Fénix.

Com a Evolução vem a Responsabilidade - essa palavra tão saturnina e assustadora para a maioria - de TRANSMITIR IDEIAS, ÉTICA, VALORES HUMANOS que formem melhores BAILARINAS/OS ao mesmo tempo que forma SERES HUMANOS mais CONSCIENTES, INTELIGENTES (da Inteligência do coração e da alma: não da inteligência mental que apenas acumula-armazena o velho, o pressuposto e o que já está morto, feito, pensado, sentido e tantos outros etcs já caducos).


Já era raro ver-se um PROFESSOR (e reparem que uso a palavra em maiúsculas para distinguir o trigo do joio: há muito bom "professor/a" que não passa de um/a oportunista que precebe tanto de Dança Oriental como eu percebo do funcionamento dos intestinos de um crocodilo); mais raro é verem-se MESTRES que DESPERTAM os seus alunos para si mesmos e que colam à parte técnica e artística da Dança Oriental O elemento* MÁGICO que transforma, expande, magnetiza e re-constrói os seres humanos desta nova era que agora encetamos.

Porque não existem mais profissionais inseridos nesta NOVA FORMA de ENSINAR Dança Oriental? Creio que não se pode ensinar senão pelo EXEMPLO. Só podemos despertar outros para determinado caminho luminoso quando nós mesmos já percorremos - ou estamos a percorrer - esse caminho. A velha máxima "faz aquilo que te digo; não faças aquilo que eu faço" já era, meus amigos.

ENSINA-SE dando o exemplo e isso exige o Máximo do Professor - a todos os níveis. 
Aqui fica o DESAFIO* (para mim e para todos os que AMAM-RESPEITAM a Dança Oriental e a querem ver CRESCER como merece).


No comments:

Post a Comment