Tuesday, January 29, 2013

Leitura OBRIGATÓRIA: Eça de Queiroz "is DA MAN"!

É uma vergonha admiti-lo mas aqui vai: nunca tinha lido o clássico (menos conhecido) de Eça de Queiroz ("DA MAN") escrito aquando da sua viagem ao Egipto (pelo ano de 1869) por ocasião da inauguração do canal do Suez.

Os relatos que Eça tão magistralmente partilha nesta pérola-livro deixam-me boquiaberta - num misto de cúmplice reconhecimento e de tristeza por ver o quão pouco (ou nada) o Egipto e todo o o Médio Oriente realmente evoluiram em mais de um século de Vida-História.

Pessoas, lugares, mentalidade, comportamentos, contradições e maravilhas que eu conheço - mais profundamente do que a sensatez desejaria - estão ali expostas por Eça de Queiroz em forma de espelho fiel do que o Egipto ainda é hoje em dia. Fica a pergunta: o que tem retido o Egipto nas grutas da ignorância? Que karma pesado tem aquele "meu" país para que a Evolução pareça impossível e para que a escuridão se propague de dia para dia, de ano para ano e de século para século?!

Mordaz, sofisticado sem pretensões provincianas, crítico com um sentido de humor inteligente que não subestima a capacidade de entendimento dos leitores: GENIAL, assim é  o portuguesíssimo Eça de Queiroz. E, como todos os génios: INTEMPORAL.

P.S. Como boa detective que sou, encontro dicas "escondidas-indirectas" sobre a Dança Oriental em cada página deste livro. 
Redescubro também que temos - em PORTUGAL - uma das melhores LITERATURAS do mundo e que é uma lástima apodrecida que persistamos em menosprezar o nosso TALENTO, IDENTIDADE e ALMA.

Um MUST para todos os que se interessam pelo Egipto e/ou pela Dança Egípcia:
"O Egipto - Notas de Viagem", Eça de Queiroz 



" O Egipto é um país de passagem . Tudo ali passa, tudo ali descansa, tudo ali repousa.
 É o caminho da Índia. É o caminho da Pérsia. É o centro onde acodem todos os povos da África Oriental. É o escoadouro das populações ambulantes do Mediterrâneo e do Levante. Tudo para ali emigra, até os pássaros, porque tudo o que tem asas, quando nos nossos climas começa o Inverno, foge para o velho Egipto."
In: "O Egipto - Notas de Viagem", Eça de Queiroz.
Outra sugestão de LEITURA para os amantes do mundo árabe (grata ao Américo Cardoso pela referência de mais esta Pérola): "A Mão de Fátima", Ildefonso Falcones.

No comments:

Post a Comment