Thursday, July 1, 2010

Cairo, dia 1 de Julho, 2010

Aprendizagem...sempre.


Nada na vida pode ser considerado totalmente positivo ou negativo.O lado reverso da moeda estara sempre la.
A minha feroz auto-critica nunca me abandona e isso faz com que siga sempre crescendo mas, simultaneamente, impede-me de usufruir das minhas vitorias tanto como poderia e mereceria usufruir.

Os amigos chegados sabem que eu nunca espero elogios mas CRITICAS. A primeira coisa que pergunto aos meus sera sempre: o que posso melhorar? Em que te parece que nao fui tao boa? O que correu mal?

Ninguem, por mais acutilante que seja, consegue chegar aos meus calcanhares quando se trata de me criticar a mim mesma.

Que posso fazer melhor? Eis o que me passa pela cabeca depois dos aplausos e da cortina fechada.

E, por isso, ontem a noite foi uma vitoria no que concerne a reaccao do publico mas mais uma ocasiao para CRESCER e MELHORAR-ME (para mim).
A audiencia era FRIA, FRIA, FRIA...
Estando habituada a egipcios que vem especialmente para me ver a MIM...com todo o seu calor, amor e respeito...o choque que foi ter centenas de estrangeiros fitando-me como se eu fosse um extra-terrestre nao pode ser considerado o meu prazer maximo mas compreendo que se tratava de um festival de danca e, por isso, a maioria das pessoas/alunos/professores me observavam para aprender, retirar ideias, conceito de movimentos e musica, etc...entendo-o.

Houve tambem a pressao sobre mim e sobre a orquestra e os bailarinos que falharam em tanta coisa, mesmo depois de termos repetido a sequencia do que precisavam de fazer...enfim, estamos no Egipto e pedir perfeicao sera batalha perdida!

A distancia entre mim e a audiencia e as luzes brancas na minha cara contribuiram para a frieza que senti. Dancei dentro de um frigorifico...huuummmmmmmmmm....
complicado mas...EXPERIENCIA.

Claro que a oportunidade de mostrar o meu trabalho, pela primeira vez, no maior evento de Danca Oriental do mundo foi maravilhosa e por esse convite eu agradeco a grande lutadora Md. Raqia Hassan mas, no fim, apesar de aplausos e elogios, o que resta em mim consiste apenas nisto:

QUE POSSO FAZER MELHOR?
QUE HA QUE MELHORAR???
QUAL O PROXIMO PASSO???


E assim pensa uma perfeccionista atroz como eu.

1 comment:

  1. Querida Joana, certamente apresentaste um grande espectáculo. Quem te conhece e quem já te viu dançar sabe que nunca fazes por menos.
    Adorava ter visto, não haverá uma filmagem que possas disponibilizar?
    Eu e o Américo estivemos a falar de ti no passado fim de semana, estou ansiosa pelo teu workshop em Portugal E que tal um espectáculo?! Acho que já todas temos saudades de te ver dançar ao vivo.
    Um beijo e um abraço muito grande,
    Zoraida

    ReplyDelete