Monday, September 26, 2011







A minha LINGUAGEM...




Levou me bastante tempo (eu considero-o "bastante", há quem o considere um instante) até SABER o que estou a fazer, REALMENTE, enquanto dancou, coreografo ou ensino danca.


Para mim, a danca sempre foi instintiva, forma nata de me manifestar no mundo. Nunca pensei, mesmo já exercendo a Danca Oriental como profissional, que tipo de LINGUAGEM eu perseguia dentro de mim. Simplesmente, era feliz fazendo o que mais amo.


O contacto com outros profissionais da Danca - na minha e noutras áreas - levou-me a seguinte conclusao que me parece deliciosa: A minha linguagem de DANCA é a LINGUAGEM das emocoes e da Alma.

Enquanto outros bailarinos e coreógrafos buscam o aspecto visual da DANCA e a estrutura formal/estética que também a compoe, eu busco SENTIMENTOS e ALMA.



Nunca foi esta conclusao mais clara do que quando estou em processo de coreografar novas pecas para ensinar. Que procuro eu em cada movimento? Que EXIJO eu de cada passo ou combinacao?



Emocao. VIDA. Um certo desinteresse pelo lado visual que é tao óbvio na Danca.



O mais curioso é verificar que, quanto mais me desinteresso do lado visual da danca e me centro no emocional e no espiritual, a DANCA cresce em todo o seu esplendor e BELEZA. Mas esta BELEZA passa a vir do interior de quem danca e nao dos padroes mais ou menos harmoniosos que o corpo desenha no espaco.




Existem os coreógrafos arquitectos, designers, pintores, amantes das formas exteriores e das proezas acrobáticas de qu
e o corpo humano é capaz. Eu sinto-me atraída pelo MOVIMENTO que busca a verdade da experiencia humana, o riso e o choro viscerais, o coracao e a Alma que a todos nos une.



No comments:

Post a Comment