Sunday, April 4, 2010


Cairo, dia 4 de Abril, 2010

PASCOA no Egipto e tecnologia de ponta no edificio da minha nova casa


O lado belo de viver no Egipto sempre ultrapassou a fealdade que por aqui vai.
Para mim, e independentemente das dificuldades inimaginaveis que tenho ultrapassado, sempre valeu a pena toda esta experiencia de vida por varias razoes.

Encontram-se os extremos no Egipto. Esta sera sempre uma terra de contrastes.
As pessoas mostram-se capazes das maiores barbaridades e, simultaneamente, dos gestos mais bonitos.

Hoje o dia comecou bem cedo e terminara em grande se conseguir sobreviver a seis espectaculos que se seguem pela tarde/noite dentro.
Enquanto me preparava para dancar as 12.00h da manha (sim, TORTURA!), cada um dos meus musicos bateu-me a porta do camarim para desejar-me uma Feliz Pascoa com todos os respectivos desejos de Prosperidade.
Eu, que me considero crista (embora seja de uma cristandade fora da norma!), esqueci-me que estamos na Pascoa. Eles, que sao muculmanos, fizeram questao de festejar esta epoca comigo e de me desejar felicidades.

O dia so podia ter comecado bem!


Mudando de assunto...
Uma nota sobre os servicos de alta tecnologia disponiveis no meu novo predio em Zamalek:
Servico de entrega ao domicilio (coisitas de supermercado, vegetais, frutas, uma galinha, o que se queira).
Trata-se de um metodo famoso em todo o Cairo e, diga-se, um tanto ao quanto medieval mas nao deixa de ter a sua gracinha:

Vejam a foto no inicio deste post. Trata-se de um cesto de vime atado a uma corda que sobe e desce pelo interior do vao das escadas consoante os pedidos dos vizinhos.
A vizinha grita, la de cima, ao porteiro:
- Ayman, traz-se meio quilo de cebolas e leite.
- Mafish muskela (nao ha problema, em arabe), madame. Para ja!

A vizinha coloca dinheiro no cesto que desce, num ritmo cadenciado e sem pressa, ate as maos do porteiro que, por sua vez, o preenchera com os artigos pedidos.
A vizinha puxa a corda la de cima e recebe as cebolas e o leite, deixando um baksheesh (gorgeta) no cestinho que volta a descer ate as maos do porteiro.

Delicioso.

No comments:

Post a Comment