Friday, April 9, 2010














Cairo, dia 9 de Abril, 2010

Em fogo...

Que privilegio poder criar continuamente, entrar nesse submundo onde todas as musas e elfos se juntam e a imaginacao segue jorrando, jorrando...

A minha nova orquestra empurra-me, pede-me mais, sugere e obriga-me a ir mais longe, como se nao bastasse o meu proprio criticismo, o meu desejo incessante de TOTALIDADE, de chegar mais e melhor ate ao coracao das pessoas que assistem aos meus espectaculos.

Ha dias atras, uma bailarina russa profissional (Ballet) pediu para falar comigo, no final do meu espectaculo.
Ela, o marido e o filho estavam simplesmente iluminados e com sorrisos que nao poderei descrever.

Ela abracou-me e agradeceu-me dizendo aquilo que eu sempre sonho escutar:
- Agradeco-lhe porque a sua danca tocou o meu coracao.
Ja vi muitas bailarinas e muitos espectaculos de Danca Oriental mas nunca vi nada como a Joana.
Nao posso explicar-lhe o que sinto mas tenho de agradecer-lhe.


Pois bem...

Eis a situacao: a esmagadora maioria das bailarinas (principalmente, as portuguesas) seguem-me, bem a socapa, tentam aprender comigo de varias formas e admiram-me secretamente. Muitas delas, recusam vir aos meus workshops para nao serem vistas por ali e para nao exporem a sua propria ignorancia. Muitas outras chegam a assistir aos meus espectaculos no Cairo sem se anunciarem ou sem o divulgarem posteriormente, nao va o pessoal saber que elas seguem o meu trabalho e que existe uma bailarina portuguesa que esta a fazer um fantastico sucesso no Egipto. Isso seria demasiado humilhante para os seus egos frustrados e para a inveja que por mim nutrem!

Muito triste que todas essas bailarinas nao venham ate mim com uma palavra de apoio ou carinho depois de aprenderem comigo e ate chegarem a tentar imitar-me (as copias jamais funcionam, by the way!).
Muito triste que as suas almas sejam pequenas e que a grandiosidade de outrem as incomode tanto...

Por isso, fiquei feliz e surpreendida de receber um elogio tao sentido vindo de outra bailarina profissional, mais ainda vinda de uma escola de danca tao rigorosa e maravilhosa como a russa.
Sim, nao se tratava de outra bailarina da minha area especifica e isso significa muito mas, de qualquer forma, foi dos comentarios mais sentidos que ouvi e fez-me sentir nas nuvens, dando sentido a tudo o que tenho vivido, sacrificado e criado.

Outra maravilha tem sido receber bailarinas - essas sim, de Danca Oriental - de todo o mundo.
Elas chegam ate mim por recomendacao da Senhora Raqia Hassan ( grande divulgadora desta Arte em todo o mundo) que veio assistir ao meu espectaculo e, desde essa altura, me tem promovido e recomendado a todos quantos falam com ela.
Entre mim e a Senhora Raqia nao existem quaisquer apegos, acordos comerciais ou de qualquer outro tipo. Respeito-a e tenho-lhe carinho por tudo o que ela conseguiu atingir, a ferro e fogo. Trata-se de uma artista mas tambem de uma sagaz e inteligentissima mulher de negocios com um faro para o sucesso que nunca vi em ninguem!
No entanto, e sem esperar nada em retorno, esta senhora que conhece Danca Oriental como ninguem contradiz todas as mas linguas de inveja que falam mal de mim nas minhas costas e recomenda o meu espectaculo a toda a gente.
Uma grande amiga minha - tambem bailarina, das poucas que nao me detestam - telefonou-me da Alemanha simplesmente para dizer-me que tinha ouvido a senhora Raqia Hassan a falar maravilhas de mim durante um festival onde ela participou.

Saber destas coisas por portas travessas deixa-me feliz.
Nao sou sedenta de elogios mas ser reconhecida por quem PERCEBE DE DANCA e ama esta Arte tanto como eu nao me pode passar ao lado.

Quando sera que os Egos do pessoal comecam a dar lugar a verdadeira dimensao das suas almas?
Afinal, estamos aqui para aprender uns com os outros!

No comments:

Post a Comment