Sunday, August 1, 2010


Cairo, dia 1 de Agosto, 2010
Ramadao aqui a porta...


Embora seja uma critica assumida da forma como se vive o Islao no Egipto - e critica de todas as religioes criadas pelos homens com o intuito de os controlar, oprimir e separar - a altura de que mais gosto no Egipto so podia ser o Ramadao!
Tambem eu sou um ser de contradicoes, afinal!

Um prazer imenso preparar um espectaculo (que sera exibido durante todo o mes do Ramadao no NILE MAXIM, Cairo) dedicado a esta epoca e verificar a contradicao residente nisto (como em quase tudo o se vive neste sitio magico):

A danca e a musica sao considerados haram e, por isso, embora eu construa um espectaculo com a minha lama e as pessoas - incluindo muculmanos - o venham ver, sou considerada haram (considerada probida/impura por Deus).

Ja me habituei ao estigma, embora lute contra ele com garras de leao.Sempre!


.................................................Como dizia Mahatma Ghandi, a minha vida e'e a minha mensagem.

E mais nada.
Que delicia ver as lojas repletas de cores, frutos secos, todos os ingredientes especificos para as comidas que quebram o jejum - no iftar - do Ramadao egipcio, celebrado a moda egipcia (contradicoes, contradicoes, contradicoes!), com mesas comunais espalhadas por toda a cidade.
Que imensa alegria poder prever o silencio divino que sempre acontece quando o Sol se poe e todos correm para a quebra do jejum. A cidade vazia e a comunhao daqueles que se juntam para partilhar pao e cha.
Como sempre, eu estarei entre dois mundos. Por dentro e por fora, como observadora.
Nao sera facil viver neste jogo quase esquizofrenico entre dois mundos - o meu, das minhas referencias, educacao e mentalidade e o OUTRO, o egipcio onde me movo na esfera privada e profissional).
Ja consigo escutar o SILENCIO...delicioso.


No comments:

Post a Comment