Tuesday, August 31, 2010

Cairo, dia 31 de Agosto, 2010


Coreografando...o eterno desafio para uma "improvisadora" nata!

Já não é novidade o facto de eu ter sido empurrada - literalmente - para o trabalho de coreografar pelo meu querido amigo-avô-professor- companheiro de viagens, aprendizagens e alma - MAHMOUD REDA.
Foi ele quem me obrigou a sair da minha zona de conforto - improvisação - para parar, pensar, seleccionar e fixar os movimentos e combinações que melhor traduzam determinada música.

Como uma criança endiabrada que sempre fui e serei, eu resisti a esse estímulo porque o meu trabalho diário - espectáculos com a minha orquestra um pouco por todo o Cairo - é totalmente improvisado e porque considero que essa é a natureza da Dança Oriental.

Pouco a pouco, fui ganhando o gosto ao "frete" que o Mahmoud me impingia...(que Deus lhe pague pela enorme paciência que sempre teve comigo!). Ajudou muito o facto de presenciar "in loco" a elaboração de muitas coreografias do Mahmoud. Acompanhar o processo de coreografia de um dos mestres da COREOGRAFIA é um privilégio pelo qual sempre estarei grata mas nem isso era suficiente para me fascinar a 100% por esse lado mais cerebral e pausado do trabalho criativo de dança.

Vimos muitos vídeos do Gene Kelly juntos, só para me entusiasmar.
Cyd Cherisse, todos os grandes do "tap dancing" americano, algum Tango, Flamenco, todo o material que o Mahmoud trazia das suas viagens pelo mundo e, generosamente, partilhava comigo.

Até ao ponto em que a COREOGRAFIA passou a ser um DESAFIO e não mais uma dor de cabeça e um aborrecimento.
Ainda prefiro a IMPROVIZAÇÃO porque a reacção momentânea e instintiva à música/som tem um efeito que a COREOGRAFIA jamais terá mas agora consigo ver o lado interessante de PARAR, SENTIR, PENSAR e esmiuçar técnica, possibilidades, propostas e ideias.

So...
Estes dias, já ando de volta das coreografias que levarei aa Portugal e isso entusiasma-me.
A vida que nos preenche, os livros que lemos, os filmes que vemos, os espectáculos a que assistimos, a gente que conhecemos e com quem intercambiamos ideias, o amor que fazemos e tudo o que compõe e enriquece os nossos dias desaguam numa nova coreografia que reflecte quem eu sou, AGORA.

Duas coreografias FANTÁSTICAS, construídas com muito amor para os alunos do meu país.
Estou ansiosa por partilhar estas criações convosco.
DIAS 16 E 17 DE OUTUBRO, ALI ESTAMOS NO IPJ DO PARQUE DAS NAÇÕES, SENDO FELIZES DANÇANDO...

São todos muito bem-vindos!

No comments:

Post a Comment